A capital maranhense volta a receber músicos de vários estados brasileiros para o V Campeonato Norte/Nordeste de Bandas de Música e Fanfarras, que acontecerá de 28 a 30 de outubro. Nos dias 28 e 29, sexta-feira e sábado (respectivamente) o campeonato será apresentado a partir das 17h, na praça do Memorial Maria Aragão em uma arena montada com arquibancadas, e no domingo a programação será na avenida Litorânea, com apresentação das 9h às 10h na pracinha de alimentação na praia do Calhau e na praça da entrada da praia de São Marcos.

Aberto a uma clientela de bandas estaduais, municipais, escolares, instituições filantrópicas, fundações e institutos ligados ao ensino fundamental e médio, neste ano o Campeonato de Bandas e Fanfarras conta com a participação de 30 bandas, resultando num universo de cerca de 100 componentes por banda e totalizando em torno de 2.000 participantes de 16 Estados brasileiros: Pará, Amazonas, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Maranhão.

O Maranhão participará com 15 bandas vindas dos municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Cantanhede, Matões, Vargem Grande, Anajatuba, Paço do Lumiar, Santa Rita, São Bento e São Luís. De São Luís vão participar cinco bandas públicas e particulares: Marcial Amadeus Mozart (Semed/Prefeitura Municipal); Marcial Miguel de Cervantes (Colégio Dom Quixote); Marcial Ludovicense (Cidade Operária); Marcial Asa Branca (Colégio Henrique de La Roque); Bom Menino (Convento das Mercês) e Fundação Bradesco.