JP24439.3

Durante o segundo dia de entrega de chaves para os contemplados do Minha Casa, Minha Vida, na manhã de ontem (27), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior parabenizou os mais de 1.400 beneficiados e reafirmou o compromisso de fazer o Programa continuar com agilidade em São Luís.

“Temos obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] em completo andamento, além de muitos outros sorteios de casas e apartamentos que virão. Nossa meta é oferecer equipamentos urbanos, como escolas e hospitais, que garantam a qualidade de vida. É isso que motiva a nossa gestão”, declarou Edivaldo Holanda Júnior.

Os 1.440 apartamentos entregues nesta semana fazem parte do residencial Nova Aurora (I, II, III, IV), último empreendimento sorteado e entregue no território de São José de Ribamar. “As próximas unidades que irão ser sorteadas fazem parte do território de São Luís. A nossa meta é entregar todos os empreendimentos no prazo estabelecido, de modo que possamos realizar os sonhos de muitas outras famílias”, afirmou Geraldo Castro, assessor especial da Prefeitura para assuntos de Habitação.

O superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Hélio Duranti, ressaltou a importância dos moradores  preservarem os imóveis recebidos. “É preciso que os moradores cuidem do patrimônio, sem vendê-lo ou alugá-lo. Temos muito mais conforto a oferecer. É um patrimônio da família”, disse Duranti, enfatizando que os novos moradores também passam a ser beneficiados com o “Minha Casa Melhor”, lançado pela presidente Dilma Rousseff recentemente.

O programa federal  oferece linha de crédito de R$ 5 mil para todos os beneficiários do Minha  Casa, Minha Vida que estão com a prestação de seu imóvel em dia, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida para as famílias mais carentes.

A aposentada Anatilde dos Santos, que há 10 anos sonhava com a chance de ter o próprio imóvel, se emocionou ao receber as chaves das mãos do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e comemorou. “Eu estou muito feliz porque eu sabia que Deus iria me dar o meu presente, a minha casa. Fui sorteada em 2010 e nunca recebi meu apartamento. Minha filha nem acredita que conseguimos. É como um sonho ter as chaves comigo agora”, disse.

A sensação de felicidade também foi compartilhada pela auxiliar de serviços gerais, Elizângela Barros, que recebeu as chaves de seu apartamento, no residencial Nova Aurora II. “A gente fica feliz ainda mais quando a gente lembra que pagávamos um aluguel alto e às vezes nos faltava dinheiro pra pagar as contas. Ter a própria casa é uma alegria muito grande, não dá para explicar”, falou.

A entrega dos imóveis é realizada pela Caixa Econômica Federal, com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio das equipes das secretarias da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Urbanismo e Habitação (Semurh).

Imóveis – As pessoas com necessidades especiais terão mais qualidade de vida e comodidade nas novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Por determinação da presidente Dilma Rousseff, 3% das casas e apartamentos construídos devem ser adaptadas para pessoas com necessidades especiais e os 97% restantes serão adaptáveis a essas necessidades.

Histórico – Em seis meses de gestão, a Prefeitura de São Luís já agilizou a entrega de 6.500 móveis do “Minha Casa Minha Vida”, que desde junho do ano passado não passava por nenhum sorteio por conta de irregularidades. O compromisso da gestão é de entregar 15 mil unidades habitacionais. Antes da assinatura do contrato e entrega da chave, os sorteados já realizaram a apresentação de todos os documentos e a vistoria dos imóveis.