Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Grupo Móvel resgata 13 trabalhadores no Maranhão

Numa ação fiscal de monitoramento iniciada na quinta-feira, 12, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego libertou 13 trabalhadores de situação degradante, atuando no “roço de juquira”, em uma fazenda localizada no município de Bom Jesus da Selva, no sul do estado do Maranhão.

Numa ação fiscal de monitoramento iniciada na quinta-feira, 12, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego libertou 13 trabalhadores de situação degradante, atuando no "roço de juquira", em uma fazenda localizada no município de Bom Jesus da Selva, no sul do estado do Maranhão.
O alojamento onde estavam os trabalhadores era precário, com frestas nas paredes e no piso, o que contribuía para a exposição dos ocupantes a insetos peçonhentos e às intempéries. No local não havia instalações sanitárias adequadas e a àgua consumida, armazenada em camburões plásticos,  era recolhida de um poço a céu aberto. A alimentação servida também não era satisfatória, os trabalhadores só comiam arroz e feijão.
A construção ‘tipo palafita’ servia também de moradia para a família de um dos trabalhadores. Uma mulher e duas crianças de colo viviam no local.
Mesmo tendo se recusado a reconhecer o vínculo empregatício, alegando que os trabalhadores estavam sob regime de empreitada, o empregador foi autuado e vai pagar aos empregados cerca de R$ 15,2 mil em verbas rescisórias. (Da Ascom MTE)
Carregando