Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governador entrega Socorrão de Presidente Dutra

O governador Jackson Lago inaugurou, nesta segunda-feira (30), pela manhã, em Presidente Dutra, o maior hospital de urgência e emergência do Estado. O Socorrão Regional de Presidente Dutra está pronto para atender a uma população de quase 1 milhão de pessoas de 34 municípios da região central do Maranhão.

O governador Jackson Lago inaugurou, nesta segunda-feira (30), pela manhã, em Presidente Dutra, o maior hospital de urgência e emergência do Estado. O Socorrão Regional de Presidente Dutra está pronto para atender a uma população de quase 1 milhão de pessoas de 34 municípios da região central do Maranhão.

O hospital tem 5.317 metros quadrados de área construída, 100 leitos de enfermaria e 12 UTI’s, e foi feito com recursos do próprio Estado. Ao discursar na solenidade de entrega da obra, Jackson disse que como médico ficou “encantado com o novo hospital pelas características arquitetônicas que respeita cada paciente e seu acompanhante”.

À multidão que o acompanhava, o governador revelou que as enfermarias possuem apenas quatro leitos. “O hospital oferece serviços de alta tecnologia, raio-x, tomográfico. Todos os equipamentos são de última geração, e não existem em nenhuma cidade do Maranhão, nem mesmo em São Luís. O centro cirúrgico, por exemplo, não existe em nenhum lugar. Ele tem corredor largo, com quatro salas de operações e recuperação, tudo amplo e que permite a manobra de várias macas ao meu tempo”, elogiou, acrescentando que o material utilizado na construção e pisos do hospital é de primeira qualidade.

Aberto à população

O governador autorizou que a população conhecesse as dependências do hospital e visse os equipamentos de última geração que vai atender várias especialidades nas áreas de urgência e emergência, exames laboratoriais, raio-x, ultra-sonografia, internações em clínicas médica, pediátrica, neurocirúrgica, cirurgia ortopédica e cardiológica.

A primeira-dama Clay Lago e várias autoridades, a exemplo do vice-governador Luiz Porto, da prefeita do município Irene Soares, dos deputados federais Ribamar Alves, Carlos Brandão, Julião Amin e Domingos Dutra, dos estaduais Graça Paz, Eliziane Gama, Mauro Jorge, Rigo Teles, Rubens Júnior, Arnaldo Melo e Antônio Bacelar, do reitor da Uema, José Augusto Oliveira, diretor do Detran, Clodomir Paz, e do secretário de Igualdade Racial, João Francisco, prefeitos, vereadores e uma multidão também prestigiaram a solenidade.

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Jorge Antunes, e a representante do ministro da Saúde, Carla Larica Vanderlei, também prestigiaram a entrega do hospital à população. Referência- A prefeita Irene Soares disse que a inauguração do hospital foi “a transformação de um sonho antigo em realidade”. Já o secretário de Saúde do Estado, Edmundo Gomes, disse que o Socorrão de Presidente Dutra servirá de “modelo e exemplo para todo o Maranhão, permitindo a descentralização do atendimento com qualidade”.

O deputado estadual Rigo Teles classificou o hospital de “grande obra, com grande estrutura, para atender as pessoas mais necessitadas”. O deputado federal Carlos Brandão disse que a entrega do hospital vai ajudar a acabar com a procissão de ambulâncias em busca de atendimento em São Luís, como havia prometido o governador em campanha. A todos, Jackson lembrou que assinou recentemente convênio para construção do segundo Socorrão Regional, agora em Imperatriz.

Caxias

Antes da inauguração do Socorrão, o governador recebeu o título de cidadão de Presidente Dutra, na Câmara Municipal, de autoria do atual vice-prefeito Zezão Martins, quando foi vereador. Após cumprir a agenda em Presidente Dutra, Jackson foi, no final da manhã, para Caxias, onde foi recebido pelo prefeito Humberto Coutinho e a deputada Cleide Coutinho.

Sempre acompanhado de Clay Lago e do ex-governador Zé Reinaldo, Jackson participou da maratona de inaugurações ao lado dos deputados Mauro Jorge, Chico Leitoa e Rubens Júnior; dos secretários estaduais Lourenço Vieira da Silva (Educação), Edmundo Gomes (Saúde) e Eurídice Vidigal (Segurança Cidadã). Os comandantes da Polícia Militar, Francisco Melo, e o do Corpo de Bombeiros, Coronel Castro foram para a inauguração do 5º Grupamento dos Bombeiros Militares (GBM).

Outros que prestigiaram os eventos em Caxias foram o ex-presidente da Famem, Cleomar Tema, e o ex-ministro do STJ, Edson Vidigal. O governador participou de cerca de 15 atividades em Caxias, entre inaugurações e visitas a obras realizadas pelo Governo do Estado e em parceria com a prefeitura. Foram inauguradas três escolas estaduais, um posto de saúde, sistema de abastecimento de água, praças e pavimentação.

Houve também visita ao mercado central, que está passando por ampla reforma e ampliação. Em seguida, Jackson e comitiva participaram da aula inaugural do Programa ProJovem, que vai oferecer ensino profissionalizante e iniciação à informática a jovens em Caxias. (Da Secom / Governo do Estado)

Carregando