Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Vettel quebra domínio de Button e lidera dobradinha da Red Bull na China

O alemão Sebastian Vettel tornou-se neste domingo o primeiro piloto a encerrar a hegemonia do inglês Jenson Button, da Brawn, na temporada 2009 da F-1.

O alemão Sebastian Vettel tornou-se neste domingo o primeiro piloto a encerrar a hegemonia do inglês Jenson Button, da Brawn, na temporada 2009 da F-1. O jovem de 21 anos ganhou o GP da China e levou a Red Bull a sua primeira vitória na categoria.

Vettel, que havia vencido na Itália no ano passado com a Toro Rosso, comandou à dobradinha da escuderia do magnata Dietrich Mateschitz, que teve o australiano Mark Webber chegando na segunda colocação.

Button, que ganhou na Austrália e na Malásia e tinha um aproveitamento de 100% na temporada, completou o pódio, chegou a 21 pontos e manteve a liderança do Mundial de pilotos, com seis pontos de vantagem para seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, que chegou em quarto.

Devido à chuva que caía no circuito de Xangai, a largada foi dada com os carros atrás do safety car. A situação permaneceu por oito voltas, até que os pilotos foram liberados para a corrida sem ajuda do veículo de segurança.

Largando na segunda colocação e com pouco combustível, o espanhol Fernando Alonso não aguardou nem mesmo a saída do safety car para ir ao pit stop. Ele fez seu reabastecimento prematuramente e caiu para a última posição.

Saindo da ponta, Vettel liderou o início da prova, mas precisou ir aos boxes depois de 15 voltas, cedendo à liderança a Button. O piloto da Brawn fez seu primeiro reabastecimento após uma bandeira amarela causada por um acidente entre Kubica e Trulli e voltou no segundo lugar, atrás de Vettel.

Com uma estratégia diferente e muitas ultrapassagens, o brasileiro Felipe Massa subiu para o terceiro lugar, mas logo em seguida abandonou.

Depois de ganhar o posto de Massa, Webber herdou a segunda posição de Button, que passou reto em uma curva, formando uma dobradinha da Red Bull na ponta.

O "último" risco à vitória de Vettel foi deixado para trás na 41ª vitória. Com um pit stop a mais, o alemão brigou pela liderança com Button, mas conseguiu ultrapassar o inglês com facilidade e caminhou para a segunda vitória de sua carreira.

A quarta etapa do Mundial de F-1 está marcada para o próximo fim de semana. A categoria completa a sua fase pré-europeia no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Classificação da corrida
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2. Mark Webber (AUS/Red Bull)
3. Jenson Button (ING/Brawn)
4. Rubens Barrichello (ING/Brawn)
5. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
7. Timo Glock (ALE/Toyota)
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
9. Fernando Alonso (ESP/Renault)
10. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
12. Nick Heidfeld (ALE/BMW)
13. Robert Kubica (POL/BMW)
14. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
15. Nico Rosberg (ALE/Williams)
16. Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
17. Adrian Sutil (ALE/Force India)

Não-classificados
Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Jarno Trulli (ITA/Toyota)

(Da Folha Online)

Carregando