Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Programa ‘Mais Educação’ será aberto nesta quinta-feira em São Luís

A abertura oficial do ‘Programa Mais Educação’, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acontece nesta quinta-feira (30), às 16h, na Unidade de Educação Básica Primavera, no Residencial Primavera, no bairro do Cohatrac.

A abertura oficial do “Programa Mais Educação”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acontece nesta quinta-feira (30), às 16h, na Unidade de Educação Básica Primavera, no Residencial Primavera, no bairro do Cohatrac. Cerca de sete mil famílias e 3.400 alunos serão atendidos pelo programa em 21 escolas da rede municipal de ensino.

Na última segunda-feira (27), o “Mais Educação”, programa desenvolvido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o governo federal, já havia sido implantado na U.E.B. José Assub, no bairro Santa Cruz.

O objetivo do programa é desenvolver competências e habilidades através de oficinas pedagógicas para os alunos na forma de práticas esportivas, musicais e de aprendizado. A proposta diferenciada do projeto é oferecer educação integral a crianças, adolescentes e jovens do ensino fundamental.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a proposta de educação integral do “Programa Mais Educação” é vinculada ao trabalho já desenvolvido na rede de ensino municipal e agrega maiores competências às atividades já existentes. 

Através de parcerias com as comunidades, o “Programa Mais Educação” promove ações sociais e educativas nas escolas e em outros espaços socioculturais. Diversas entidades e instituições, como universidades, escolas de danças, movimento familiar cristão, igrejas, associação de capoeira, lideranças comunitárias e escolas de música, colaboram para a realização do programa.

Para garantir os kits de materiais de uso coletivo e individual e o pagamento dos 100 monitores, o programa recebe recurso financeiro do governo federal. Para outras despesas como alimentação, transporte, pagamento dos coordenadores comunitários e fardamento, a Prefeitura de São Luís efetua o custeio. 

Cerca de 3.400 alunos são contemplados com as oficinas que se desenvolvem em horário contrário ao das aulas regulares. Em São Luís, 21 escolas foram contempladas pelo programa neste ano, incluindo escolas da zona rural. Coordenadores e gestores da Secretaria Municipal de Educação fazem parte das equipes que mobilizam as ações para a formação integral dos alunos.
O programa “Mais Educação” alcança aproximadamente sete mil famílias nas escolas municipais da capital. A mobilização das famílias, da escola, comunidade e parceiros proporciona maior e melhor rendimento aos alunos envolvidos nas ações, indo de encontro à proposta de diminuir o número de crianças e adolescentes em situação de riscos domésticos e sociais.     

Atividades

São oferecidas oficinas de xadrez, futsal, capoeira, banda e fanfarra, dança, canto coral, judô, matemática e letramento. Igor Rafael Carvalho, de 14 anos, da 8ª série da UEB José Assub, não esconde a expectativa em fazer parte da oficina de dança. “Quero ter mais experiência na dança porque é o que eu gosto de fazer”, diz o aluno.

Thaylane Batista, de 16 anos, compartilha da mesma idéia do colega e quer fazer dança porque, de todas as oficinas oferecidas, é a que mais lhe atrai. Já o aluno Hélio Batista de 17 anos quer adquirir mais técnica com a oficina de futsal. “Quero melhorar meu rendimento e jogar profissionalmente”, revela. 

Escolas da rede de ensino público incluídas no programa Mais Educação:

UEB Henrique de La Roque
UEB Santa Clara
UEB Cidade Olímpica
UEB Raimundo Chaves
UEB Maria Rocha
UEB Luis Serra
UEB Rubem Almeida
UEB São José Itapera
UEB Lindalva Teotônio Nunes
UEB Roseno de Jesus Mendes
UEB Ministro Mário Andreazza
UEB Governador Leonel Brizola
UEB Luis Rego
UEB São José
UEB Jornalista Ribamar Bogéa
UEB Professor Mata Roma
UEB Professor Ronald da Silva Carvalho
UEB Professora Rosália Freire
UEB Des. Thales Ribeiro Gonçalves
UEB Thomaz de Aquino Andrade
UEB Professor João de Souza Guimarães Bogéa 

(Da Secom / Prefeitura de São Luís)

Carregando