Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Mostra nacional de vídeos sócio-ambientais movimenta Cine Praia Grande

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, na manhã desta segunda-feira (01), a I Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde, no espaço do Cine Praia Grande.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, na manhã desta segunda-feira (01), a I Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde, no espaço do Cine Praia Grande. O evento acontece até a próxima quarta-feira (03), sempre das 08h00 às 12h00.

De acordo com a integrante do Núcleo de Educação Ambiental, Denise Ramalho, alguns dos vídeos sócio-ambientais apresentados na mostra, que foram selecionados por categorias, vieram do Ministério do Meio Ambiente (MMA), enquanto outros são maranhenses.

No Maranhão, somente a cidade de São Luís, por já ser cadastrada na mostra, foi contemplada para sediar o Circuito Tela Verde. A mostra, que é aberta ao público em geral, conta com as parcerias do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Cultura (Minc).

Haverá ainda na programação do evento uma exposição de fotos e explicações sobre o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Criado em 2003, o PCN consiste em ministrar cursos especialmente para professores da rede municipal, mas também é aberto para pessoas que participam da questão ambiental.

O primeiro dia da mostra teve como palestrantes os especialistas na área, José Guilherme Zagalo, Pinheiro Júnior e Maristela Andrade. Os espectadores foram alunos da rede de ensino municipal e universitários.

Educação ambiental

Serão mais dois dias de exibição de vídeos com temática sócio-ambiental no horário de 8 às 12 horas. A intenção é estimular atividades de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual, através de uma mostra de vídeos que traz experiências de projetos na área. A iniciativa visa contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental.

O Circuito Tela Verde é voltado ao público juvenil e adulto. A idéia é fomentar debates sobre temas como pesca, manguezais e água. Profissionais da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Maranhense para Conservação da Natureza (Amavida) estão nas rodas das discussões. (Da Secom / Prefeitura de São Luís)

Carregando