Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Diversidade cultural marca primeira semana do arraial da Maria Aragão

A Agência Consular da Itália em São Luís homenageou a capital maranhense com celebrações no Arraial da Praça Maria Aragão para comemorar também a Festa Nacional da Itália, celebrada na terça-feira (02).

A Agência Consular da Itália em São Luís homenageou a capital maranhense com celebrações no Arraial da Praça Maria Aragão para comemorar também a Festa Nacional da Itália, celebrada na terça-feira (02). O festejo junino é promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e este ano traz como tema “Capital Brasileira da Cultura festeja a diversidade”, animando a cidade até o dia 30 deste mês.

O show da comunidade italiana contou com a apresentação do Madrigal Santa Cecília, regido pelo maestro italiano Giovani Pelella com a participação do cantor maranhense Cláudio Pinheiro e do canto-performance Brasil/Itália mãos irmãs, com direção de Urias de Oliveira. Eles lembraram as tradições daquele país, celebrando as ligações afetivas e culturais com a capital maranhense e marcando a presença dos italianos no Maranhão.

“Esta homenagem mostra a integração entre as duas culturas irmãs: a italiana e a maranhense. Essa apresentação aqui na Maria Aragão é uma mostra do que acontecerá na Itália, no VI Festival Internacional de Corais, em Roma, no mês de julho de 2010”, disse o agente consultor da Itália em São Luís, Mário Cella.

Para o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, a homenagem celebrou a harmonia da convivência entre as duas culturas. “Um dos objetivos do arraial é comemorar a nossa cultura e fazer a integração com outros povos, a exemplo dos italianos que moram aqui em São Luís, interagindo assim as duas culturas”, ressaltou. 

O ciclo junino organizado pela Prefeitura de São Luís vai até o dia 30 deste mês com a apresentação de 242 grupos folclóricos da ilha. Fazem parte da programação grupos de bumba-meu-boi de sotaques de orquestra, matraca, zabumba, baixada e costa de mão, além de tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilha, dança do boiadeiro, dança do coco, forró pé-de-serra e shows de artistas maranhenses.

Programação diversificada

Além da programação folclórica variada, a temporada junina da capital maranhense conta, ainda, com apresentações diversificadas como festivais de Danças do Boiadeiro, de Cacuriá, de Quadrilhas, de Danças Portuguesas, show gospel, 2º aniversário do título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro concedido ao Tambor de Crioula e o encontro de Bumba-meu-boi sotaque de orquestra “Clarins da Ilha”.

Outra opção da festança é o Barracão do Forró, onde se apresentarão os melhores grupos de forró pé-de-serra da cidade, embalando o “arrasta-pé” ao som de Luiz Gonzaga, João do Vale e Mestre Antonio Vieira. Todas as sextas e sábados, sempre das 20h às 2h.

O arraial funcionará das 19h às 24h, de domingo a quinta-feira. As sextas e sábados e na última semana do mês (23 a 28), a programação se estenderá até às 2h da manhã. Na Praça Maria Aragão, estão sendo disponibilizadas 25 barracas para a venda de bebidas e comidas típicas, além de banheiros químicos, amplo estacionamento e segurança feita pela Guarda Municipal e Polícia Militar do Maranhão.

Veja a programação do Arraial da Praça Maria Aragão até sábado (06/06)

04/06 (quinta-feira)
20h Festival de Danças Portuguesas
21h Show de Tutuca
22 às 24h Festival de Quadrilhas

05/06 (sexta-feira)
PALCO
19h30 Dança Portuguesa Belíssima de Lisboa
20h Tambor de Crioula Pungar da Ilha
20h30 Dança do Coco Branco
21h Show de Josias Sobrinho
22h Boi de Apolônio (Baixada)
23h Boi Unidos Venceremos (Zabumba)
24h Boi Meu Tamarineiro de Ribamar (Orquestra)
01h Boi da Maioba (Matraca)
BARRACÃO DO FORRÓ
20h Rui Mário do Acordeon
23h Inaldo Bartolomeu

06/06 (sábado)
PALCO
19h Dança Portuguesa Mirim Alegria de Portugal
19h30 Boi Mirim Alegria de São João
20h Quadrilha Rosa Amarela
20h30 Dança do Boiadeiro da Cidade Operária
21h Cacuriá Basson
22h Show de Teresa Canto
23h Grupo Piaçaba (Variados)
24h Boi de Morros (Orquestra)
01h Boi de Maracanã (Matraca)
BARRACÃO DO FORRÓ
20h Rose do Forró
23h Seu Raimundinho e o Forró Pé no Chão
(Da Secom / Prefeitura de São Luís)

Carregando