Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Sarkozy passa bem e conversa após desmaiar em corrida

Segundo boletim médico, presidente francês passou mal após uma corrida matinal e desmaiou devido ao calor

SÃO PAULO – O secretário-geral do Palácio do Eliseu, Claude Guéant, afirmou hoje que os exames preliminares pelos quais o presidente da França, Nicolas Sarkozy, passou mostram atividade cardíaca "normal". "O presidente passa bem e fala normalmente com a equipe médica", disse. De acordo com o último boletim médico, o presidente francês ficará internado até amanhã, sob "supervisão cardíaca, praticada sistematicamente em tais circunstâncias".

Sarkozy, de 54 anos, sofreu hoje um "mal estar" causado pela redução do ritmo cardíaco, em Versalhes, nos arredores de Paris. O incidente aconteceu quando ele realizava uma corrida. Transferido em helicóptero para a capital do país, Sarkozy foi hospitalizado e submetido a uma bateria de exames cardíacos cujo resultado indicou uma síncope vasovagal – perda súbita da consciência, que pode ser causada um esforço físico realizado sob o calor forte.

O presidente foi eleito em 2007. Ele corre regularmente e também pratica ciclismo com entusiasmo. Ele passou por exames médicos de rotina no dia 3 de julho, quando exames cardíacos e de sangue trouxeram resultados normais, disse o serviço médico do Eliseu.

O primeiro boletim médico de Sarkozy divulgado após assumir a presidência qualificou sua saúde como "boa" e compatível com suas funções presidenciais. Mas uma hospitalização em 2007, por causa de um problema na garganta, foi revelada somente três meses depois. Ele, durante sua campanha, defendeu maior transparência sobre a saúde dos presidentes. Vários de seus antecessores frequentemente esconderam problemas de saúde do público. (Da Agência Estado)

Carregando