Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura lança Plano para capacitar profissionais do turismo em São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, lançaram, na manhã desta quinta-feira (10), o Plano Municipal de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur).

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, lançaram, na manhã desta quinta-feira (10), o Plano Municipal de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur). “Estamos viabilizando o Qualitur, que tem o objetivo de qualificar nossos profissionais no ramo do turismo para que este setor floresça em nossa capital de forma acelerada”, destacou o prefeito.

Segundo João Castelo, com esse projeto, São Luís mostrará ao Brasil que tem pessoal capacitado para atender o turista nos mais diversos segmentos e, com isso, fazer com que as pessoas que visitam a cidade voltem e também divulguem o roteiro a fim de que todos possam conhecer a capital maranhense. “Para desenvolver o turismo, temos que ter pessoal qualificado e especializado no setor”, frisou o prefeito.

O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Liviomar Macatrão, disse que o Qualitur é um grande projeto para São Luís. “É com imenso prazer que nós reunimos aqui, hoje, os parceiros do Qualitur. A meta da Prefeitura de São Luís é colocar a nossa capital na lista dos dez destinos mais procurados do Brasil”, afirmou.

Durante a solenidade, o prefeito assinou o termo de parceria com os os órgãos que apóiam o projeto e estarão envolvidos na qualificação profissional. Selaram o ato representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Lula Filho, e de Agentes de Viagem (Abav), Ana Carolina Medeiros; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Manuel Pedro; do Convention Bureau, Beatriz Borges; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Airton Lopes, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Turismo), Maria dos Remédios.

Os cursos do Qualitur terão início ainda este mês de setembro com previsão de término para o mês de dezembro.

Ainda no evento, foi exibido o vídeo de uma campanha contra a violência sexual que está sendo desenvolvida pela Setur.

O lançamento contou com a presença de vários secretários municipais, entre eles Luiz Carlos Magalhães (Semusc), José Ribamar Oliveira (SMTT), Aquiles Andrade (Fumph), Afonso Henriques (Semmam) e Maria do Amparo (Seplan). O procurador geral do Município, Francisco Coelho Filho (PGM), também participou do evento.

Foco do Qualitur

O foco do projeto é a melhoria na prestação de serviços e produtos vinculados ao setor turístico em São Luís. Dentre as ações, destacam-se capacitações para a comunidade e setores específicos do trade turístico como transportes, alimentos e bebidas, hotelaria, artesanato, eventos, locadoras de veículos e outros.

O programa de qualificação tem como alvo ainda a área de informações turísticas, qualidade no atendimento, recepção turística, alimentos e bebidas, preparação de drinks e coquetéis, aperfeiçoamento profissional, inglês, cerimonial, etiqueta e protocolo. O público atendido abrange taxistas, garçons, recepcionistas de hotéis, locadoras e artesãos.

A intenção que baliza este plano é o fortalecimento do turismo de São Luís por meio da qualificação dos profissionais que atuam no setor e da capacitação da comunidade em geral na prestação de serviços e informações sobre a cidade.

O crescimento do turismo na cidade com o aumento no fluxo de visitantes e a dinamização do setor econômico são motivos fundamentais para que o setor esteja amplamente qualificado e, dessa forma, possa consolidar São Luís como destino turístico destacado no Brasil. (Do Portal da Prefeitura de São Luís)

Carregando