Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Festival do Peixe Pedra agita Ribamar neste fim-de-semana

Programação cultural e esportiva e, é claro, a culinária maranhense em destaque representada pelo peixe pedra, marcarão o evento promovido pela Prefeitura.

Visando promover a atividade turística e cultural no município, a Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), realiza, neste fim-de-semana, o tradicional festival do Peixe Pedra.

O evento, organizado pela administração do prefeito em exercício, Gil Cutrim (PSL), com o apoio da Colônia de Pescadores Z-14 e Associação dos Barraqueiros, chega, este ano, a sua 20º edição oferecendo como ingredientes aos visitantes uma vasta programação cultural e esportiva e, é claro, a culinária maranhense em destaque representada pelo tradicional Peixe Pedra.

A programação cultural será desenvolvida nas dependências do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, situado na orla marítima da Sede da cidade, onde também estão instaladas dezenas de barracas onde os visitantes poderão apreciar a iguaria, seja ela cozida, assada ou frita.

A programação esportiva acontece no início da tarde de sábado (31) com a chegada da competição de pesca esportiva do maior Peixe Pedra. A partir das 18h, várias atrações culturais irão se apresentar no palco montado no Parque Municipal.

No domingo (01), será realizada a regata marítima, que sairá da praia de Guarapiranga com destino à antiga rampa da orla marítima. Shows culturais serão realizados durante todo o dia e também no período da noite.

O Festival do Peixe Pedra é visto pelo governo municipal como um importante mecanismo de incentivo ao turismo e, conseqüentemente, de movimentação da economia ribamarense. Foi com este foco que a administração do prefeito licenciado, Luis Fernando Silva (DEM), resgatou esse tradicional evento, realizando-o anualmente.

A primeira edição do Festival, de acordo com relatos históricos, aconteceu em 1977 e foi promovida pela administração João Alves da Silva. O então prefeito pensou no evento como uma forma de atrair visitantes para o município através da promoção da cultura e da culinária ribamarense.

No início da década de 90, a realização do Festival foi interrompida, sendo retomada somente em 2005.

Programação do Festival do Peixe Pedra 2010

Sábado, dia 31

14h às 16h – Chegada da competição de pesca esportiva do maior peixe pedra

18h – Abertura oficial

18h30 – Dança Portuguesa Majestade de Portugal

19h30 – Show com Anderson Love

21h30 – Show com Kadu Ribeiro e Banda

23h – Show da Banda Kokoloko

Domingo, dia 01

12h – Shows com Pagodeira, Samba na Veia e Novo Astral

12h – Largada da regata marítima (praia do Guarapiranga)

14h – Chegada da regata marítima (Porto do Barbosa, Sede do município)

16h – Show com Reinaldinho e Banda

19h – Entrega das premiações

20h – Show com Regional Fênix

21h30 – Show da Banda Capital Roots

(Da Ascom / Prefeitura de São José de Ribamar)

Carregando