Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Setur transformará postos de combustíveis em pontos de informações turísticas

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), transformará postos de combustíveis da capital maranhense em pontos de informações turísticas.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), transformará postos de combustíveis da capital maranhense em pontos de informações turísticas. É o que prevê o projeto Frentista Anfitrião, que contará com o apoio do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcomb/MA). A ideia é qualificar, neste primeiro momento, cerca de 200 frentistas em aulas de inglês básico e conhecimento sobre a história dos pontos turísticos da cidade, a cultura e culinária local.

Em reunião realizada na sede da Setur, o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o presidente do Sindcomb, Dilleno Tavares da Silva, os tesoureiros da entidade, Francisco Vidigal e Magnólia Rolim, e a técnica de Qualidade da Secretaria Municipal de Turismo, Suely Berniz, começaram a discutir o projeto.

O projeto, segundo explicou Liviomar Macatrão, está inserido no Plano Municipal de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur), cuja operacionalização se dará através de parceria com as empresas e órgãos ligados à atividade turística.

“O prefeito João Castelo quer uma cidade mais anfitriã nos 400 anos de São Luís, mais preparada para atender à crescente demanda de turistas e uma população mais conhecedora das riquezas da cidade e com uma maior autoestima”, disse Liviomar.

Qualitur – O Plano de Qualificação Profissional em Turismo foi lançado oficialmente no ano passado e se configura em uma proposta de sistematização de todos os programas e estratégias de qualificação e capacitação em turismo no município de São Luís, integrando cursos, oficinas e palestras da cadeia produtiva do setor em uma publicação que será difundida para a comunidade.

O Qualitur visa ao fortalecimento do turismo em São Luís por meio da qualificação dos profissionais que atuam no setor e da sensibilização e capacitação da comunidade em geral. “Vamos participar desse projeto que acreditamos ser importante para o desenvolvimento do turismo, que é uma atividade geradora de emprego e renda para a população; ao mesmo tempo, teremos funcionários mais qualificados para atender à clientela”, disse o presidente do Sindcomb.

Além das atividades pedagógicas tradicionais, o projeto prevê a realização de jornadas de sensibilização com intervenções diferenciadas de arte, nos diversos empreendimentos turísticos e em empresas ligadas indiretamente ao setor, com temas voltados ao reconhecimento e valorização da cidade e ao resgate e fortalecimento da autoestima e encantamento pela cidade Patrimônio da Humanidade.

Além de qualificar os frentistas, a Setur também irá fornecer material com informações turísticas e mapas da cidade aos postos de combustíveis.

Carregando