Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Castelo anuncia entrega de fardamento gratuito para cerca de 100 mil estudantes

O prefeito de São Luís, João Castelo, reuniu, na manhã desta terça-feira (28), secretários, diretores de unidades de ensino, assessores e imprensa, na Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), para anunciar o início da entrega dos kits gratuitos de fardamento completo para cerca de 100 mil estudantes de 173 escolas da rede municipal.

O prefeito de São Luís, João Castelo, reuniu, na manhã desta terça-feira (28), secretários, diretores de unidades de ensino, assessores e imprensa, na Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), para anunciar o início da entrega dos kits gratuitos de fardamento completo para cerca de 100 mil estudantes de 173 escolas da rede municipal. A distribuição, que começa a partir desta quarta-feira (29), será realizada em cinco etapas até o dia três de novembro (VER QUADRO).

Castelo anunciou, ainda, que a Prefeitura de São Luís já está providenciando a abertura do processo de concorrência para a aquisição do leite, que será distribuído aos estudantes do Ensino Fundamental do núcleo comum através de outro programa social. “Já estamos agilizando todo o processo para garantir mais este benefício às nossas crianças”, assegurou o prefeito.

O novo fardamento é padronizado, em modelos e cores, em toda a rede municipal de ensino. Cada kit contém uma mochila, duas camisas com manga, uma camisa regata, uma calça, uma bermuda, um par de tênis e dois pares de meia.

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, Castelo disse que a garantia do fardamento gratuito aos estudantes da rede municipal de ensino é uma das prioridades da atual gestão. Para ele, a ação é mais um benefício entre tantos outros que já vêm sendo assegurados à população ludovicense.

“O fardamento gratuito foi um compromisso firmado com a população de São Luís, sobretudo a mais carente, e que estou cumprindo. Entendemos que a educação é fundamental em todos os sentidos”, afirmou o prefeito que não escondeu a emoção ao enfatizar o valor social da ação.

Distribuição do fardamento – De acordo com o prefeito, foi desenvolvida toda uma logística para a entrega do fardamento nas unidades de ensino do Município. A distribuição será feita, por etapas, até o dia três de novembro, em sete polos da cidade que incluem 173 escolas de diversos bairros.

Na primeira etapa, que começa nesta quarta-feira (29), os primeiros 20.140 kits – do total de 100 mil – serão distribuídos nas escolas do polo da Cidade Operária, localizadas em bairros como Cidade Olímpica, Santa Clara, São Cristóvão, Vila Janaína, Vila Lobão, São Bernardo, Vila Itamar, entre outros.

Na segunda etapa, os estudantes da rede municipal da área Itaqui Bacanga, que inclui escolas situadas em bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Gancharia, Vila Isabel, Mauro Fecury I, Vila Bacanga, Alto da Esperança, receberão os kits de fardamento completo até o dia 11 de outubro.

Na terceira etapa, que acontecerá até o dia 18 de outubro, os kits serão distribuídos no polo da Zona Rural de São Luís em escolas localizadas nos bairros da Estiva, Maracanã, Santa Bárbara, Vila Cascavel, Vila Maranhão, Vila Esperança, Coqueiro, Tajipuru, Tajaçoaba, Tibiri, Quebra Pote, Mato Grosso, Cajupari, Itapera, Cajupe, entre outros.

Já os alunos dos polos Coroadinho – com escolas situadas em bairros como Coroadinho, Coroado, Sacavém, Alemanha, João Paulo, Barreto, Coheb, Sacavém – e do Turu-Bequimão, com unidades nos bairros do Vinhais, Vicente Fialho, Turu, Rio Anil, Vila Luizão, Divineia e outros, receberão o fardamento completo, na quarta etapa, até o dia 25 de outubro.

Na quinta e última etapa, os kits chegarão aos estudantes dos polos do Centro e do Anil (escolas em bairros como Anil, Pão de Açúcar, Vila Palmeira, Cohab Anil, Residencial Primavera, Cohatrac, Angelim, Santa Cruz) até o dia três de novembro.

Economia – A secretária municipal de Educação, Sueli Tonial, disse que, além de ajudar na identificação, o uniforme escolar contribui na economia familiar, pois elimina o gasto com outros trajes. “Isso é um marco histórico e reafirma o empenho da administração municipal no sentido de garantir melhores condições aos nossos estudantes”, ressaltou.

O estudante Hyago Pereira, dez anos, aluno do núcleo comum da UEB Monsenhor Frederico Chaves, localizada no bairro do São Francisco, aprovou o novo uniforme. “Achei muito bom. É confortável, bonito e de boa qualidade. Estou muito feliz”, disse, ao agradecer ao prefeito João Castelo.

Marcaram presença também no evento os secretários municipais adjuntos de Educação, Miriam de Magdala Teixeira (Ensino) e José Soares Correa (Administração e Finanças), os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT), Chico Viana (PSDB), Vieira Lima (PPS), João Batista (PPS) e Umbelino Júnior (PV), imprensa e profissionais da Educação.

Cronograma e etapas da distribuição do fardamento completo

1ª etapa – Polo Cidade Operária – 29 de setembro até 1º outubro

2ª etapa – Polo Itaqui Bacanga – 4 a 11 de outubro

3ª etapa – Polo Zona Rural – 11 a18 de outubro

4ª etapa – Polos Coroadinho e Turu/Bequimão – 20 até 25 de outubro

5ª etapa – Polos Anil e Centro – 26 de outubro até 03 de novembro

Carregando