Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef nesta quarta

A Prefeitura de São Luís realiza, nesta quarta-feira (06), no Hotel Abbeville (São Francisco), das 14h às 18h, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado.

A Prefeitura de São Luís realiza, nesta quarta-feira (06), no Hotel Abbeville (São Francisco), das 14h às 18h, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado. O evento é parte das atividades que o município irá realizar a fim de obter a certificação dada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Trata-se de uma proposta que mobiliza as cidades do semi-árido e da Amazônia Legal brasileira para otimizar a qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões.

Conselheiros, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas; crianças, adolescentes e suas famílias; profissionais de saúde, educação e assistência social; comunicadores e artistas; comerciantes e empresários do município são convidados a participar do evento. O Fórum Comunitário é uma etapa essencial para a conquista do Selo Unicef, pois é nesse evento que as entidades envolvidas e a sociedade civil são apresentadas à metodologia e ao articulador do Selo no município, além dos demais integrantes do comitê.

A titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Roseli Ramos, é a articuladora do Selo, e a secretária-adjunta, Eloína Abrantes, também é membro do comitê, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão parceiro da Prefeitura na organização do Fórum Comunitário.

Por meio do fórum, a comunidade poderá falar sobre a situação das crianças e adolescentes em relação ao direito à educação, saúde, cultura, esporte, entre outros. Será apresentado um diagnóstico, contendo dados variados sobre o município, facilitando assim a comunidade a apontar o que deve ser feito primeiro e também a sugerir alternativas para a superação dos indicadores menos favoráveis.

Plano Municipal Essas reflexões ajudarão a elaborar o Plano Municipal de Ação para o Selo Unicef, com a definição de atividades, prazos, responsáveis e recursos necessários para a sua realização. Desta forma, a gestão municipal poderá se organizar para implementar e fortalecer programas e políticas sociais voltados para a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes na capital maranhense.

O prefeito João Castelo oficializou a adesão do município de São Luís ao programa “Selo Unicef Município Aprovado”, instituindo o Comitê Pró-Selo Unicef e dando outras providências, por meio do decreto n.º 40.463, de 21 de setembro de 2010. Empossado na semana passada, o comitê conta com a participação de órgãos estratégicos da Prefeitura e organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência. Também fazem parte da comissão 18 líderes adolescentes, que representam todos os jovens compreendidos pelas 20 áreas de atuação municipal através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Mais de 1.800 municípios aderiram ao programa Selo Unicef no Brasil e 154 deles são maranhenses. As cidades que mais conseguirem avançar até 2012, no cumprimento das metas estabelecidas através de amplo diálogo com a população, irão conquistar o reconhecimento internacional e receber o Selo Unicef Município Aprovado.

Carregando