Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís promove I Fórum Comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura de São Luís promoveu, na tarde desta quarta-feira (06), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado, no auditório do Hotel Abbeville, no bairro do São Francisco

A Prefeitura de São Luís promoveu, na tarde desta quarta-feira (06), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado, no auditório do Hotel Abbeville, no bairro do São Francisco. A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos, articuladora do Selo, representou o prefeito João Castelo e fez a abertura do evento, que faz parte das atividades realizadas pelo município com a finalidade de obter a certificação oferecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Como titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Roseli Ramos pediu o empenho de todos os atores envolvidos no processo, entre secretarias, órgãos e institutos municipais, além de entidades da sociedade civil, para que juntos possam melhorar os indicadores sociais, buscando a redução da mortalidade infantil, aumentando a frequência da criança e adolescentes nas escolas, melhorando a qualidade do ensino, entre outros índices.

“Mais importante do que a certificação do Selo Unicef é a causa que ela representa, que é a melhoria dos indicadores sociais, a qualidade de vida das crianças e adolescentes, e que estão entre os compromissos assumidos pelo prefeito João Castelo e sua equipe”, assegurou a secretária.

Na abertura do fórum, a titular da Semcas ressaltou, ainda, que São Luís está dentro da classificação do Unicef com o sinal verde por ter melhorado os indicadores sociais. “Estamos indo no rumo certo, mas a determinação do prefeito João Castelo é de que possamos garantir muito mais, elevando os programas sociais de todas as áreas, envolvendo crianças e adolescentes porque eles são sujeitos no processo dessa transformação”, disse Roseli.

O Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado é uma proposta que mobiliza as cidades do semi-árido e da Amazônia Legal brasileira para otimizar a qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões.

Além da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Suely Tonial, participaram do evento os representantes do Unicef, Hiroshi Matsumoto, do Ministério Público, Marcos Aurélio Fonseca, e de todos os setores da Prefeitura, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da comunidade e sociedade civil.

Indicadores sociais – Durante o fórum, foram formados sete grupos de trabalho, onde cada um apresentou diagnósticos dos indicadores sociais e levantaram alternativas para melhorar os indicadores menos favoráveis.

“A partir desses indicadores e das alternativas de melhorias é que vamos ter instrumentos para traçar ações que irão melhorar consideravelmente os indicadores sociais mais prejudicados”, disse Roseli Ramos.

As discussões no fórum contribuirão para elaborar o Plano Municipal de Ação para o Selo Unicef, definindo atividades, prazos, atores responsáveis e recursos necessários para a realização de ações concretas e decisivas na melhoria dos indicadores sociais que precisam ser fortalecidos.

O prefeito João Castelo oficializou a adesão do município de São Luís ao programa “Selo Unicef Município Aprovado”, instituindo o Comitê Pró-Selo Unicef e dando outras providências, por meio do decreto n.º 40.463, de 21 de setembro de 2010.

Empossado no início deste mês, o comitê conta com a participação de órgãos estratégicos da Prefeitura e organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência. Também fazem parte da comissão 18 líderes adolescentes, que representam todos os jovens compreendidos pelas 20 áreas de atuação municipal através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que estiveram presentes ao evendo.

Mais de 1.800 municípios aderiram ao programa Selo Unicef no Brasil e 154 deles são maranhenses. As cidades que mais conseguirem avançar até 2012, no cumprimento das metas estabelecidas através de amplo diálogo com a população, irão conquistar o reconhecimento internacional e receber o Selo Unicef Município Aprovado.

Carregando