Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís intensifica obra de retificação do Canal do Rio Gangan

A Prefeitura de São Luís intensificou, nesta semana, a obra de canalização e retificação do Canal do Rio Gangan, no trecho da Rua Coronel Eurípedes Bezerra, no Turu.

A Prefeitura de São Luís intensificou, nesta semana, a obra de canalização e retificação do Canal do Rio Gangan, no trecho da Rua Coronel Eurípedes Bezerra, no Turu. Trata-se de uma intervenção orçada em R$ 7,6 milhões e que atende a um anseio antigo dos moradores da área que sofrem com alagamentos no período chuvoso.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, os serviços desta primeira etapa consistem na preparação do lastro do canal. Para isso, cerca de 30 homens da empresa Geotec Construções trabalham na colocação de uma camada de pedra para receber o concreto estrutural.

“Estamos intensificando os trabalhos. Como se pode notar, as equipes estão se revezando em um ritmo acelerado e os serviços já se encontram bem adiantados”, disse Marcos Aurélio. A recuperação do sistema de drenagem do Canal do Gangan irá resolver definitivamente o problema crônico de alagamentos na área, beneficiando cerca de 200 mil pessoas.

De acordo com o engenheiro responsável, Raimundo Augusto Pinheiro, a previsão de conclusão dessa primeira fase da obra é de até o fim deste mês. Ele informou que, logo após a finalização, será realizado o revestimento das paredes laterais do canal com pedra argamassada.

“Primeiro, nós fizemos o desvio do trecho do curso do rio. Logo após, realizamos ações de escavação em um trecho de 200m de extensão; e agora trabalhamos na estabilização do terreno, que serve de preparação para receber o concreto armado”, explicou Raimundo Augusto.

Obras estruturantes A retificação do Canal do Rio Gangan faz parte de um conjunto de obras estruturantes, na ordem de aproximadamente R$ 36 milhões, que inclui projetos de drenagem, saneamento, rede de distribuição de água e pavimentação com o objetivo de garantir mais qualidade de vida à população da capital maranhense.

No total, serão 1.087,72 metros de canal projetado. Será realizada a recomposição retilínea do curso natural do Rio Gangan, com início na rua Coronel Eurípides Bezerra, atravessando a Avenida São Luís Rei de França, e continuando até a rua Nossa Senhora da Vitória.

Carregando