Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Castelo prestigia apresentação da Banda Sinfônica da Marinha em São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, prestigiou, na noite de domingo (10), a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, na Praça Maria Aragão.

O prefeito de São Luís, João Castelo, prestigiou, na noite de domingo (10), a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, na Praça Maria Aragão. Um momento único, realizado em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (Func) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que ficará na memória dos maranhenses por bastante tempo.

Acompanhado da primeira-dama, Gardênia Gonçalves, João Castelo ressaltou a riqueza cultural da Banda Sinfônica. “São Luís é uma cidade que ama a cultura, e a presença desta banda, pela primeira vez aqui na cidade, só comprova isso. Agradecemos à Marinha pela belíssima apresentação e por homenagear nossa capital”, destacou.

A Marinha do Brasil está realizando uma série de atividades cívico- culturais país afora, sempre destacando a importância da integração das forças armadas com a sociedade brasileira.

De acordo com o comandante de mar-e-guerra, Nelson Calmon Bahia, este ano, São Luís já foi agraciada com dois belos eventos da Marinha. “Trouxemos o navio veleiro Cisne Branco, que foi aberto ao público para visitação, e agora resolvemos contemplar o povo do Maranhão com esta magnífica apresentação da Banda Sinfônica, pois a Marinha, além de tudo, também incentiva a cultura como um todo”, assegurou Calmon Bahia.

Prestigiaram também a apresentação da Banda Sinfônica da Marinha, os secretários municipais Liviomar Macatrão (Setur), Albertino Leal (Governo), Edwin Jinkings (Comunicação), Euclides Moreira Neto (Func), além do vereador João Batista Matos e da deputada Gardênia Castelo.

Estrutura da Banda Sinfônica – A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais tem suas raízes na Brigada Real da Marinha e é, atualmente, composta por dois maestros e 110 músicos formados e aperfeiçoados na Escola de Música do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, do Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade do Rio de Janeiro.

No repertório da apresentação em São Luís, músicas eruditas, canções militares, hinos, marchas e, em meio às canções, o maestro responsável pela orquestra relatava as origens dos sons que estavam tocando.

Aplaudidos de pé, em meio à multidão que se formou na Maria Aragão para ver a apresentação da banda, os músicos prometeram voltar, o mais breve possível, e agradeceram a presença massiva do público.

Reconhecida internacionalmente, a Banda Sinfônica da Marinha se destaca pela expertise da execução das gaitas de fole (escocesas), pelo colorido de seus uniformes e pelo entusiasmo de seus executantes.

Em seu currículo de exibições, a banda já participou do 5º Festival Internacional de Bandas Militares, realizado em Módena – Itália, em julho de 1996, quando foi considerada a melhor; concerto de inauguração do Teatro Tom Jobim, na cidade de Assunção, Paraguai, em 30 de agosto de 1996; e o concerto no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazu, Argentina, em 23 de junho de 2004.

Carregando