Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Semana Nacional de Alimentação terá programação a partir desta quarta

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), vai oferecer cursos e oficinas durante a Semana Nacional de Alimentação, de 13 a 16 deste mês, no polo Josué de Castro, no bairro do Vinhais, no período da tarde, das 14h às 18h.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), vai oferecer cursos e oficinas durante a Semana Nacional de Alimentação, de 13 a 16 deste mês, no polo Josué de Castro, no bairro do Vinhais, no período da tarde, das 14h às 18h. No Dia Nacional da Alimentação (16), as atividades acontecem pela manhã das 08h às 12h.

A semana terá como tema “Segurança Alimentar e Meio Ambiente” e será realizada em pareceria com as secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Segundo a comissão de organização da Semsa, a abertura do evento será na próxima quarta-feira (13), às 15h, com a proposta de reeducar as pessoas a diminuírem os resíduos sólidos (lixo) e melhorar a qualidade nutricional e de vida da população ludovicense.

“Será uma semana de conscientização sobre a utilização integral dos alimentos para que se possa diminuir os resíduos sólidos que vão para o Aterro da Ribeira e que poderiam ser melhor aproveitados na mesa das pessoas, melhorando a qualidade nutricional dos alimentos consumidos. Desta forma, serão duas ações que vão contemplar uma série de benefícios para todos”, explicou a organizadora do evento, Lívia Barros Martins da Comissão.

Durante a Semana de Alimentação, serão realizados diversos cursos e oficinas gratuitos sobre forno solar; hortas domésticas; reciclagem; dicas de não desperdício; aproveitamento integral dos alimentos, em parceria com o programa Cozinha Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi); sucos alternativos e briquete (lenha ecológica).

A Semsa também vai oferecer oficinas de alongamento e respiração, além de trabalho para o público infantil sobre educação alimentar, através de teatro, palestras, dinâmicas, atividades recreativas e uma exposição com banners científicos de instituições de ensino, como a Universidade Federal do Maranhão (Ufma); Faculdade São Luís; Faculdade Santa Terezinha (Cest) e Centro Unificado de Ensino do Maranhão (Uniceuma).

Parcerias A Semsa vai oferecer, com o apoio da Semapa, distribuição de mudas de árvores frutíferas; exposição de biojóias e mostra da produção de mel realizada pela Prefeitura com produtores rurais de São Luís.

Já com relação à Seplan, dezenas de artesãos vão expor, durante o evento, seus produtos, mostrados mensalmente durante a realização da Feira da Criatividade, que acontece regularmente na Praça Maria Aragão, no centro da capital.

Carregando