Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Defesa Civil Municipal instala pluviômetros em áreas de risco de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), começou a instalar os pluviômetros artesanais em áreas de risco da capital maranhense.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), começou a instalar os pluviômetros artesanais em áreas de risco da capital maranhense. O primeiro aparelho foi instalado na Vila Dom Luís, na região do Itaqui-Bacanga, numa área de encosta.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luís Carlos Magalhães, disse que o aparelho já está sendo utilizado em outros estados, como São Paulo, com resultado seguro e confiável. “Instalamos o primeiro pluviômetro na Vila Dom Luís e orientamos um morador da área sobre como fazer a medição da chuva. Se a medida ultrapassar o limite de 50 milímetros, ele deve entrar em contato com a Defesa Civil imediatamente”, explicou.

Segundo o agente de Defesa Civil, Alexssandro Nogueira Costa, a implantação dos pluviômetros é uma medida de prevenção para evitar acidentes nas áreas de risco. “Este aparelho é instalado em uma área aberta para medir a chuva em milímetros e, de acordo com o nível atingido, podemos verificar se a situação é de risco ou não para que a Defesa Civil tome as providências necessárias”, explicou.

O pluviômetro é adaptado em uma garrafa pet de dois litros e instalado em área aberta perto de encostas. Dessa forma, o aparelho faz a medição da quantidade de chuva, em milímetros, e indica o volume de água, mostrando se poderá afetar o solo ou não.

Limite de nível Segundo o agente de Defesa Civil, se o aparelho atingir 50 mm de chuva significa nível de atenção. E se chegar a marcar 70 mm de chuva, o nível é de alerta.

“Se o pluviômetro chegar a marcar os 50 mm de chuva, o morador da área deve entrar em contato com a Defesa Civil. Neste caso, acionamos nossa equipe que irá até o local para fazer uma vistoria no solo e se certificar das condições do terreno para verificar se poderá haver risco de desabamento da encosta. Se houver, os moradores próximos à área serão retirados imediatamente”, alertou Alexssandro Costa.

Nesta primeira etapa de instalação dos pluviômetros, a Defesa Civil do Município de São Luís irá colocar 20 aparelhos em áreas de risco já mapeadas pelo órgão.

“Fizemos a primeira verificação do pluviômetro, instalado na Vila Dom Luís, com as chuvas que caíram na quinta-feira e sexta-feira e verificamos a média de 20 mm, que é aceitável”, disse Costa.

Carregando