Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

São Luís recebe apresentação do projeto Cinearte Sarau

Na próxima sexta-feira (12), São Luís receberá o projeto nacional Cinearte Sarau

Na próxima sexta-feira (12), São Luís receberá o projeto nacional Cinearte Sarau. O evento terá início às 19 horas, na Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda. Entre as atrações, o espetáculo “A Banda”, com o teatro de bonecos do Grupo Armatrux, e a exibição da comédia de Mazzaropi, "Tapete Vermelho", com direção de Luís Alberto Pereira e elenco formado pelos atores Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Paulo Goulart e Paulo Betti.

Contando com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) para a apresentação em São Luís, o projeto trará o espetáculo A Banda, do grupo Armatrux, que é um musical de bonecos mágicos que encanta o público tocando diversos instrumentos, em um show que mistura música, luz, fumaça e efeitos visuais para compor um universo cheio de surpresas. Já o filme brasileiro que será apresentado, conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele) que tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do ator e cineasta brasileiro Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo.

Cinearte Sarau

Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular. A comédia tem ainda no elenco Cássia Kiss Magro e Jackson Antunes. A direção da produção é de Luís Alberto Pereira e música de Renato Teixeira. O Cinearte Sarau, criado em 2006, leva gratuitamente para praças públicas das cidades visitadas, espetáculos e filmes de renome para a difusão da cultura nacional. Durante os meses de abril, maio e junho deste ano, a oitava edição do projeto leva sua estrutura a trinta cidades diferentes, divididas em três eixos: Maranhão e Piauí, Mato Grosso, Tocantins e Goiás; e Minas Gerais.

Esta é a primeira vez que o Cinearte Sarau está trazendo sua caravana a cidades dos estados nordestinos. Em todas as localidades será apresentado um filme nacional de longa-metragem e classificação livre. Já as peças teatrais e oficinas variam por eixo. No Maranhão, as apresentações começam pela cidade de Imperatriz, nesta terça-feira (9), seguindo por Bacabal (11), São Luís (12), Codó (13) e Caxias (14). SOBRE O PROJETO Como o próprio nome sugere, o projeto idealizado pela Arte Brasil Produção Cultural, remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, poesia, arte e literatura. Sempre contando com o patrocínio da Petrobras, o Cinearte Sarau é realizado anualmente e de forma itinerante, levando sua caravana a uma cidade diferente por dia. Os locais de parada são definidos previamente, em parceria com as prefeituras, e divididos em eixos de atuação.

Durante a passagem, a equipe do projeto ergue um telão inflável de 16 x 9 metros em espaço público e o transforma em um grande teatro a céu aberto. Quando o sol se põe, iniciam-se as apresentações. A programação também inclui atrações culturais locais, que variam de cidade para cidade, oficinas circenses e musicais, além de cortejos que seguem pelas ruas convidando os moradores a participar do evento. O Cinearte Sarau já percorreu mais de 500 municípios em 19 estados brasileiros e conseguiu atingir um público aproximado de 250 mil pessoas, sempre preservando a diversidade de saberes e fazendo de regiões periféricas o centro de sua atenção.