Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Sucesso das novelas, Bacalhau Espiritual é simples de preparar

Receita típica portuguesa, o Bacalhau Espiritual é feito com delicado creme à base de cenouras, creme de leite e parmesão.

Foto: Reprodução

Receita típica portuguesa, o Bacalhau Espiritual é feito com delicado creme à base de cenouras, creme de leite e parmesão. Ele é um das estrelas do cardápio que Nina (Débora Falabella) prepara para a família de Tufão (Murilo Benício), em “Avenida Brasil”.

Mas não é apenas no Divino que a receita faz sucesso: na casa da empreguete Cida, da novela “Cheias de Charme”, o Bacalhau Espiritual é um campeão de audiência. O prato foi servido na última quarta-feira (8) durante o jantar na mansão da família Sarmento, onde Cida vive atualmente.

Ingredientes

1kg de bacalhau dessalgado;
1,3 xícaras (chá) de azeite extravirgem;
2 xícaras (chá) de creme de leite;
4 cenouras médias raladas;
4 cebolas médias bem picadas;
1 xícara (chá) de leite;
80g de queijo parmesão ralado (aprox. 2/3 de xícara).

Preparo

1. Cozinhe o bacalhau em fogo baixo até levantar fervura. Desfie-o.

2. Doure a cebola no azeite extravirgem e adicione a cenoura. Acrescente o bacalhau desfiado. Mexa bem e cozinhe por 2 minutos.

3. Adicione o leite e o creme de leite e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo sempre. Coloque metade do queijo parmesão e misture bem.

4. Transfira a mistura para uma travessa, polvilhe o queijo parmesão restante e leve ao forno para gratinar. Retire quando estiver dourado. Sirva imediatamente.

Dica

Para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho por três dias dentro da geladeira, trocando a água duas vezes por dia. Use sempre água gelada nas trocas, para evitar choque térmico.

Carregando