Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Galeria Trapiche recebe lançamento de livro do fotógrafo Caio Vilela

Depois de nove meses percorrendo mais de 20 estados e fotografando jogos disputados de norte a sul do país, o fotógrafo paulista Caio Vilela reuniu os registros e o resultado está no livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”, que será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, Praia Grande. O lançamento […]

O fotógrafo paulista Caio Vilela lança o livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”, nesta quinta-feira (16), às 19h. (Foto: Divulgação)

O fotógrafo paulista Caio Vilela lança o livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”, nesta quinta-feira (16), às 19h. (Foto: Divulgação)

Depois de nove meses percorrendo mais de 20 estados e fotografando jogos disputados de norte a sul do país, o fotógrafo paulista Caio Vilela reuniu os registros e o resultado está no livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”, que será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, Praia Grande.

O lançamento faz parte da programação do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, realização conjunta do Instituto Formação, Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e a Streetfootballworld. Caio Vilela está no Maranhão para registrar imagens do trabalho desenvolvido pelo Instituto Formação em cidades da Baixada Maranhense, com a metodologia do Futebol de Rua.

O livro conta com texto de Eduardo Petta e prefácio do ex-jogador Zico. “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí” é a celebração de um esporte que se tornou a grande paixão do brasileiro, que se renova dia-a-dia, a cada jogada, em cada campinho de norte a sul do país, com crianças, jovens, adultos e idosos.

Segundo o fotógrafo, “as imagens deste livro foram reunidas ao longo de nove meses. Nesse período, rodei o Brasil em busca dos campinhos e de seus craques. A viagem revelou-se um prazer, uma aventura repleta de descobertas e rendeu uma coleção de momentos memoráveis”, afirma.

O lançamento do livro marca a reabertura da exposição “Assinaturas da Luz – Fotografia Contemporânea do Maranhão”, que permanece aberta à visitação pública até o dia 31 de maio, 14h às 18h. A Galeria fica localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Circo Cultura Nelson Brito.

“Estamos sempre abrindo espaço para a divulgação de trabalhos na área das Artes Visuais, na Galeria Trapiche, visando consolidar a vocação desse espaço cultural para abrigar os artistas, divulgando a produção no segmento”, destaca o diretor da Galeria, Paulo Melo Sousa.

Sobre o autor – Caio Vilela é jornalista e fotógrafo, nascido em São Paulo. Tem suas imagens e textos publicados em dezenas de jornais e revistas no Brasil e no exterior, além de coleções transformadas nos livros Futebol sem Fronteiras (Panda Books, 2009), África do Sul e Sul da África (Publifolha, 2010), Florianópolis (Publifolha, 2006) e Um Mundo de Crianças (Panda Books, 2005). Suas fotos de futebol em países árabes foram exibidas durante a cerimônia da Fifa que oficializou a realização da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Serviço

Data: 16 de maio (quinta-feira), às 19h;
Local: Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Circo Cultura Nelson Brito).

Carregando