Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Convênio beneficiará cinco mil alunos da rede municipal de ensino

Mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino de 11 Unidades de Educação Básica serão beneficiados

Mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino de 11 Unidades de Educação Básica serão beneficiados com o início do “Crianças saudáveis, Futuro Saudável”. A assinatura do convênio para implantação do Programa foi realizada na sede da Secretaria, na manhã desta quarta-feira (22), pelo secretário municipal de Educação, Allan Kardec Duailibe, e representantes da empresa MPX Energia S.A., que apoia o programa por meio da Usina Termelétrica Itaqui e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “INMED/Brasil”.

“O programa é uma excelente iniciativa da MPX e da INMED/Brasil, porque prima questão da saúde de nossos alunos e permite a mudança de hábitos não somente no ambiente escolar, mas no familiar também. Dessa forma, envolve toda a comunidade escolar e nos auxilia no processo de construção de uma Educação mais cidadã para nossas crianças”, destacou Allan Kardec Duailibe.

4843Secretário_Allan_Kar

Secretário Allan Kardec Duailibe e representantes da empresa MPX Energia S.A

Com a implantação do Programa serão beneficiados alunos de 06 a 14 anos de Unidades de Educação Básica localizadas nos bairros Vila Maranhão, Porto Grande, Taim, Rio dos Cachorros, Vila Residencial, Nova Canaã, Pedrinahas e Muriaí.

“O programa permite maior aproximação da escola com a comunidade e a criança se torna transformadora da sociedade”, destacou a presidente da INMED/Brasil, Joyce Capelli.

PROGRAMA

O “Crianças Saudáveis, Futuro saudável” é estruturado nos eixos Educação Participativa, Ação Comunitária e Controle de Doenças. O primeiro abrange discussão de temas ligados à saúde e higiene, à nutrição, ao meio ambiente, à autoestima e ao plantio de hortas escolares e comunitárias. O segundo eixo promove o envolvimento de líderes, agentes comunitários de saúde, pais, alunos e funcionários das escolas no Programa. Já o eixo Controle de Doenças associa ao tratamento de saúde noções de saúde preventiva, educação participativa e responsabilidade social.

O Programa contempla a realização de exames parasitológicos, hemoglobina e também são conferidos peso e altura das crianças. Pelos resultados é verificado se há acometimento de infestação parasitária e anemia pelos alunos, bem como é observada a condição nutricional deles. O “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” também prevê o tratamento de verminoses e anemia, bem como a orientação de higiene bucal e a realização de escovação supervisionada com os alunos.

São Luís é a terceira cidade do Maranhão para a qual a MPX e a Inmed Brasil trazem o “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”. O programa já é desenvolvido nas cidades de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, onde está localizado o Complexo Termelétrico Parnaíba. Além do Maranhão, o programa também é implementado na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, onde ficam as Usinas Termelétricas Energia Pecém e Pecém II.

Carregando