Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Antoni Gaudí é homenageado pelo Google em doodle

Antoni Gaudí, um dos maiores arquitetos da história, tem o seu 161º aniversário comemorado nesta terça-feira em doodle na página inicial do Google. A homenagem celebra as obras e técnicas mais marcantes do arquiteto catalão e que deixaram profundas marcas na paisagem da cidade de Barcelona, Espanha. Estático, o doodle é um dos poucos já […]

Doodle em homenagem a Antoni Gaudí: desenho mostra obras e técnicas usadas pelo arquiteto catalão que completaria 161 anos de idade nesta terça

Doodle em homenagem a Antoni Gaudí: desenho mostra obras e técnicas usadas pelo arquiteto catalão que completaria 161 anos de idade nesta terça

Antoni Gaudí, um dos maiores arquitetos da história, tem o seu 161º aniversário comemorado nesta terça-feira em doodle na página inicial do Google. A homenagem celebra as obras e técnicas mais marcantes do arquiteto catalão e que deixaram profundas marcas na paisagem da cidade de Barcelona, Espanha.

Estático, o doodle é um dos poucos já feitos que “camuflaram” o logotipo do Google. Ainda sim, o desenho mostra algumas das construções mais famosas de Gaudí como, por exemplo, o Parque Güell e a Casa Batló.

Um dos principais elementos da sua arquitetura, o “trencadís”, técnica decorativa que cria mosaicos a partir de fragmentos de cerâmica e outros materiais, também faz parte da homenagem.

Gaudí

Antoni Gaudí i Cornet nasceu na cidade de Reus, Catalunha, e é um dos maiores expoentes do modernismo catalão. Em suas criações, o arquiteto tentava expressar toda a sua admiração pela natureza e pela religião. Gaudí morreu aos 72 anos, depois de ser atropelado em Barcelona no ano de 1926.

Sua maior obra é a inacabada Sagrada Família. Iniciada em 1882, a construção da igreja católica tomou quatro décadas da vida do arquiteto, que morreu antes que ela fosse acabada. Atualmente, espera-se que ela seja concluída em 2026, quando será celebrado o centenário da morte do artista.

Em março de 2013, o famoso programa da emissora americana CBS News, o 60 Minutes, produziu um documentário de quase 13 minutos que explora a história por trás da construção da Sagrada Família. Veja o vídeo abaixo, em inglês e sem legendas. É possível, contudo, que o mesmo não funcione em alguns dispositivos móveis.

(FONTE: Exame.com)

Carregando