Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

O que fazer depois que o airbag é acionado?

O airbag é um dos dispositivos de segurança mais conhecidos e importantes para automóveis em geral, mas o que poucos sabem é o que fazer depois que o mesmo é ativado. Em entrevista à revista Auto Esporte, Oliver Schulze, membro da Comissão Técnica de Segurança da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), explica que, […]

airbag

O airbag é um dos dispositivos de segurança mais conhecidos e importantes para automóveis em geral, mas o que poucos sabem é o que fazer depois que o mesmo é ativado. Em entrevista à revista Auto Esporte, Oliver Schulze, membro da Comissão Técnica de Segurança da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), explica que, depois de deflagrado, o módulo de controle e a bolsa inflável devem ser substituídos, bem como a peça em que o item de segurança está embutido. “No caso do airbag de motorista, não só o módulo precisa ser trocado, como também o volante”, afirma.

O caso também vale para a bolsa inflável do passageiro dianteiro, a que fica encaixada no painel do veículo. Por ser um item de segurança sofisticado e sensível, o especialista adverte que em nenhuma hipótese o item deve ser reaproveitado ou instalado por qualquer oficina. “Uma vez acionado, ele fica completamente inutilizado”, reforça Schulze. Para realizar a substituição do dispositivo, o proprietário do veículo deve procurar uma concessionária autorizada, pois o item é vendido diretamente às montadoras pelo fornecedor, e cada unidade tem um número de série para ser rastreado.

Carregando