Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura adere ao projeto de fortalecimento da igualdade racial

O vice-prefeito Roberto Rocha assinou na tarde desta quarta-feira (20) a adesão do município de São Luís ao Projeto de Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial

O vice-prefeito Roberto Rocha assinou na tarde desta quarta-feira (20) a adesão do município de São Luís ao Projeto de Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial. A proposta coordenada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial será desenvolvida primeiramente em 72 dos 217 municípios maranhenses. A assinatura simbólica da parceria ocorreu no auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura de São Luís.

6408Parceria_entre_estad

Parceria entre estado e município fortalecerá a execução de ações para promoção da igualdade racial

“Este evento marca a convergência do estado com o município de São Luís na execução de uma política pública importante para o combate à desigualdade racial. Estamos totalmente comprometidos com esta causa, que interessa a todo mundo, e o ideal é que as ações sejam feitas de forma conjunta, daí a importância desse momento de convergência”, esclareceu Roberto Rocha.

Com a presença de membros de entidades ligadas ao movimento negro, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial apresentou como será o funcionamento do projeto aos representantes da Prefeitura de São Luís. O objetivo é adequar os municípios para inclusão no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) que contribuirá para a democratização das ações e serviços de promoção da igualdade racial, inclusive na relação com a gestão de recursos.

Entre os requisitos exigidos para participação no Sinapir está o apoio, administrativo e financeiro, aos conselhos municipais voltados para a promoção da igualdade racial e a garantia do funcionamento dos órgãos municipais de promoção da igualdade racial. A secretária da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Everton Lauande, explicou que o município reativou a coordenação, subordinada à Semcas, que trata das políticas públicas para esta área.

“Nós reativamos a coordenação que encontramos no organograma da secretaria que é a Coordenação de Ações Afirmativas. A partir do momento que nos organizamos e articulamos, essa coordenação tem promovido, através da Semcas, capacitação para outros trabalhadores do município no que tange a igualdade racial. A Semcas também tem realizado a articulação com outros organismos e secretarias”, comentou Andréia Lauande.

A titular da Semcas lembrou que durante as discussões sobre o Plano Plurianual (PPA) foram debatidas as demandas ligadas à Coordenação de Ações Afirmativas, incluindo a política de promoção da igualdade racial. Ela lembrou que a adesão ao projeto do governo do estado oferecerá aporte técnico e capacitação sistemática do órgão municipal para garantia da aplicabilidade das ações prevista pelo Sinapir.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo vice-prefeito Roberto Rocha que na ocasião representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; pela secretária Andréia Lauande; pela secretária estadual de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro; pela coordenadora executiva do Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (Comafro), Marta Andrade; e pelo representante do Fórum de Entidades Negras do Maranhão (Fenema), Jairon da Conceição.

Também esteve presente no evento a secretária adjunta de Igualdade Racial, Benigna Regina Almeida, responsável pela apresentação do projeto aos representantes do município. O encerramento da assinatura de adesão ao Projeto de Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial foi marcado pela apresentação artística do Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM), conhecido em São Luís pelas atividades de resgate social direcionadas a crianças e adolescentes.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em todo o território nacional no dia 20 de outubro. A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), está apoiando os eventos realizados em comemoração à data disponibilizando estruturas de som, palco, luz, iluminação e banheiros químicos. Entre os eventos estão o Ato Show Afro realizado nesta quarta, às 18h, na Praça Maria Aragão; o Desfile Afro Pedra Rara 2013 que ocorre nesta sexta-feira (22), às 18h, no Beco Catarina Mina; e o Colóquio Internacional de Quilombolas, iniciado nesta quarta e que segue até o dia 30 deste mês.

Carregando