Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Doze filmes sobre carros para assistir no Netflix

Site reúne doze dicas de filmes para os fãs de automóveis

taxi-driver-3Não vai viajar nos feriados de fim de ano, a locadora da esquina fechou e alguém comentou que o tal do Netflix* é legal? Muito bem, mas muito do que ganha destaque está lá “porque todo mundo vê”, e os robôs a serviço da vontade coletiva sugerem. Aqui vai uma seleção feita pela turma da Autoesporte para você se entreter saindo do lugar comum.

1) À Prova de Morte
Quentin Tarantino inspira-se no desconcertante “Faster, Pussycat! Kill! Kill!” para contar a história de stripers em carrões às voltas com um dublê psicopata e seu Dodge Charger 69 “à prova de morte”. O filme de 2007 fez parte do projeto Grindhouse, que incluiu “Planeta Terror”, de Robert Rodriguez. Traz menos cenas de carros, mas os dois se completam na proposta trash com muita ação.

2) Taxi Driver
Um ex-soldado (Robert de Niro), uma menina prostituta (Jodie Foster) e o submundo de uma metrópole são transformados em obra-prima nas mãos de Martin Scorcese em Taxi Diver, de 1976. Pelas janelas de seu táxi, o insone motorista Travis torna-se obcecado com o que vê como decadência de Nova York.

3) Nitro Circus: The Movie
Tem saudades de “Jackass”? Então confira esse filme. Estrelado pelo piloto de motocross Travis Pastrana, o documentário de 2012 segue a linha do “jamais tente fazer isso em casa”, mostrando uma trupe envolvida em arrojadas manobras com carros e motos. O voo de um ônibus escolar e uma capotagem em alta velocidade, filmada de dentro do carro, são pontos altos.

4) Locke
Engenheiro talentoso e bem sucedido, Ivan Locke termina seu dia na obra e entra em seu BMW X5 para uma jornada de honra e comprometimento. Belas tomadas, reflexos das luzes e do asfalto molhado pincelam as imagens enquanto o motorista divide seu tempo entre o volante e o telefone. Pela falta de uma alternativa que não seja seguir adiante, “Locke”, de 2013, lembra em alguns momentos “Encurralado”, clássico filme de Spielberg para a TV.

5) Sin City
Sin City, a cidade do pecado, de 2005, reúne um “elenco” de carros sob a direção de Frank Miller (autor de O cavaleiro das trevas) e Robert Rodriguez (de Um drink no inferno e Planeta Terror), modelos com o Buick Century 55, um Cadillac Series 62 conversível, uma Ferrari 458 GTS e outros carrões e motos no clima sombrio da trama em Basin City, uma cidade corrupta e decadente.

6) Caprica
Para quem gosta de carros clássicos e seriados de ficção científica. “Caprica”, de 2009, antecede em 58 anos os acontecimentos de “Battlestar Galactica”, que foi ao ar de 2003 a 2009. Por seu ritmo lento, os 19 episódios não alcançaram o sucesso da série original. Tente identificar os carros clássicos que contrastam com o cenário futurista: o Jaguar Mk2 e o Citroën DS estão entre eles.

7) Pequena Miss Sunshine
O filme independente de 2006, põe em uma Kombi cruzando os Estados Unidos uma menina determinada a vencer um concurso de beleza, seu irmão que fez voto de silêncio, o pai com a fórmula para vencer na vida com palestras de auto-ajuda, o avô junky, o tio suicida… Para quem ainda não viu, vale conferir: o resultado é hilário, e faz pensar.

8) Gran Torino
O longa de 2008 foi produzido, dirigido e interpretado por Clint Eastwood, no papel de Walter Kowalski, um homem amargurado pela solidão, mas orgulhoso de seu passado na Ford e de seu sedã na garagem.

9) Besouro Verde
O filme de 2011, levou para o cinema com os recursos atuais o herói mascarado que nasceu nos quadrinhos, passeou por radionovelas e seriados de TV. O filme não foi bem nas bilheterias, mas é divertido e vale para conferir Beleza Negra, o supercarro equipado para combater o crime. Foram usados vários Chrysler Imperial dos anos 60 nas filmagens.

10) Transamérica
O longa de 2005 conta a história de um pai às vésperas da cirurgia para mudar de sexo que cruza os EUA de carro com seu problemático filho adolescente.

11) Conduzindo Miss Daisy
No filme de 1989, uma velhinha rabugenta judia e um motorista negro protagonizam uma história de final previsível, mas ótima.

12) Carros
A animação de 2006 é insuperável pelo que foi lançado posteriormente em suas paródias dos modelos clássicos em Radiator Springs.

*Serviço de TV pela internet.

Carregando