Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Gasolina passa a ter 27% de etanol no Brasil

A nova mistura vai ser aplicada à gasolina comum e à aditivada

Foto: Reprodução

A gasolina vendida em todos os postos do Brasil passará a ter 27% de etanol a partir de hoje (16), exceto a premium, que continuará com percentual de 25% até serem concluídos os testes de durabilidade de motor e peças dos modelos que não são flex, movidos apenas a gasolina. A medida foi sancionada pela presidente da República Dilma Rousseff e visa ajudar o setor sucroalcoleiro, que precisa escoar a produção de etanol. A maior concentração do etanol aumentará a demanda pelo biocombustível em quase 1 bilhão de litros por ano, estima a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse que os testes de durabilidade, no caso de carros movidos exclusivamente a gasolina, ainda estão sendo feitos pela entidade e devem ser concluídos no fim do mês. “Por isso, insistimos bastante para que a gasolina premium não sofresse nenhuma alteração em sua formulação, de forma que o consumidor tenha uma alternativa de abastecimento para os veículos movidos exclusivamente a gasolina.”

A nova mistura vai ser aplicada à gasolina comum e à aditivada. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os resultados de testes feitos pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras não mostraram problemas técnicos para os veículos com o aumento da mistura.

Carregando