Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Corante presente em refrigerantes pode ser perigoso

O corante caramelo é adicionado a muitos refrigerantes e alguns alimentos

Foto: Reprodução

O corante caramelo é adicionado a muitos refrigerantes e alguns alimentos. Recentemente, tem havido alguma preocupação com alguns tipos destes corantes artificiais que podem conter uma substância química chamada 4-metilimidazole, ou 4-MEI.

4-MEI é criado quando alguns tipos de cores de caramelo artificial são produzidos, e também quando alguns alimentos são preparados – como por exemplo quando o café é torrado, ou o malte é cozido para bebidas alcoólicas .

Em 2007, um estudo do governo federal americano, mostrou que 4-MEI causou câncer em ratos, e em 2011 foi classificado como um “possível carcinógeno humano” por uma divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estado da Califórnia estabeleceu limites na quantidade de 4-MEI que pode estar presente em alimentos e bebidas. No entanto, de acordo com a FDA , não existe o perigo de curto prazo apresentado pelo 4-MEI.

Um artigo publicado no “Consumer Reports” , publicado 23 janeiro de 2014, detalha os resultados de testes realizados pela revista com o Centro de Johns Hopkins em 10 marcas de refrigerantes e uma marca de chá.

Vários dos refrigerantes tinham níveis de 4-MEI mais altos do que o limite estabelecido pelo estado da Califórnia para a indústria química. As crianças são mais suscetíveis de encontrar este produto químico em refrigerantes que são marrons (colas). Nós não sabemos ainda se o consumo de uma pequena quantidade de 4-MEI durante um longo período de tempo poderá ter impacto sobre a saúde das crianças. As crianças não precisam ter qualquer teste especial feito se tiverem consumido refrigerante, não há maneira de medir 4-MEI no corpo.

Os pais que estão preocupados com 4-MEI podem limitar a ingestão de refrigerante já que não é uma parte necessária da dieta de qualquer criança. A Academia Americana de Pediatria aconselha que as crianças consumam preferencialmente água e leite, e em quantidades limitadas, suco de frutas natural.

Carregando