Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Nepal: internet ajuda na busca por desaparecidos

O terremoto, de magnitude 7,8 na escala de Richter, teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital

Foto: Reprodução

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disponibilizou um site para ajudar na busca das vítimas do terremoto que atingiu o Nepal neste sábado (25). Até o momento foram registradas mais de 4 mil vítimas e cerca de 7,5 mil feridos após terremoto que atingiu magnitude 7,8 na escala Richter. O tremor teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital nepalesa Katmandu e foi sentido em outros países como Índia, China, Bangladesh e Paquistão.

O site permite que pessoas no Nepal e no exterior possam registrar os nomes dos parentes com quem desejam restabelecer contato. Também permite uma busca no registro das pessoas desaparecidas ou que responderam que estão vivas, bem como fazer registro do nome de pessoas que sejam informar que estão bem, segundo comunicado divulgado no perfil do Comitê. O site é administrado pelo CICV em cooperação com os serviços de busca da Cruz Vermelha Nepalesa e de outras Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em todo o mundo.

O buscador Google e a rede social Facebook também disponibilizaram ferramentas online para auxiliar nas buscas.

O Google Índia liberou a ferramenta gratuita “Personal Finder”, onde qualquer pessoa pode solicitar e fornecer informações sobre desaparecidos no Nepal e o Facebook reativou a ferramenta “Safety Check” que permite o envio de mensagens para turistas e moradores da região para saber se estão bem e se gostariam de marcar aqueles que também se encontram em segurança após o terremoto.

O terremoto, de magnitude 7,8 na escala de Richter, teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital nepalesa Katmandu e foi sentido em outros países como a Índia, China, Bangladesh e o Paquistão.

Onde fica o Nepal

Localizado na Ásia, na região dos Himalaias, o Nepal é limitado a norte pela China e a leste, sul e oeste pela Índia. O país onde se localiza o Monte Everest, ponto mais alto da terra (8.848 metros) não possui costa marítima.

Carregando