Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Pesquisa bancada pela Coca-Cola subestima efeito das dietas

Segundo os cientistas, para manter um peso saudável, o correto é fazer mais exercícios

Foto: Reprodução

A Coca-Cola, maior fabricante de refrigerantes do mundo financiou uma pesquisa que aposta em uma nova solução para a obesidade. Segundo os cientistas, para manter um peso saudável, o correto é fazer mais exercícios e se preocupar menos com a dieta. Segundo artigo publicado pelo The New York Times, a empresa fez parceria com vários pesquisadores influentes.

A Coca tem dado apoio financeiro e administrativo para uma nova organização sem fins lucrativos chamada Global Energy Balance Network, que defende a tese de que os americanos que querem emagrecer estão focados demais no quanto comem e bebem e não dão muita atenção a exercícios. “Grande parte do foco da mídia popular e na imprensa escrita é de que pessoas estão comendo demais, acusando o fast-food, as bebidas adocicadas e assim por diante”, afirma Steven N. Blair, vice-presidente da associação em um vídeo institucional. “Basicamente não há nenhuma prova conclusiva de que esta é a causa”, acrescenta.

Entretanto, a campanha não foi bem vista por especialistas na área da saúde. Para eles, ela é enganosa e parte de uma iniciativa da Coca-Cola para desviar as críticas sobre o papel dos refrigerantes no aumento da obesidade e diabetes tipo 2. Eles dizem ainda que a empresa está usando o novo grupo para convencer a sociedade de que a atividade física pode contrabalancear uma dieta não saudável, apesar das evidências de que os exercícios têm um impacto mínimo sobre o peso comparado com o consumo de alimentos e bebidas.

Atualmente nos Estados Unidos há esforços para taxar os refrigerantes, bani-los das escolas e impedir que empresas continuem com marketing voltado às crianças. Nas últimas duas décadas, o consumo de bebidas com alto teor de calorias pelo americano médio caiu 25%.

Carregando