Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Toyota pretende lançar carros sem motorista até 2020

Montadora está longe de ser a única montadora a prometer veículos com recursos autônomos

ToyotaDriverless_625A Toyota anunciou nesta quinta-feira (7) que tem testado seu veículo autônomo batizado de “Highway Teammate” e que espera lançá-lo até 2020.

Por enquanto, o modelo é testado na Shuto Expressway, em Tóquio, através de uma série de testes que cobrem distintas funções autônomas, incluindo a entrada e saída em rodovias, a permanência e mudança de faixas.

A companhia disse que o seu carro autônomo, que é baseado em um sedan Lexus, representa sua visão da evolução da relação motorista-carro na era da inteligência artificial.

A Toyota está longe de ser a única montadora a prometer veículos com recursos autônomos. No último ano, o Google tem testado seus modelos em rodovias americanas. O CEO da Tesla, Elon Musk, disse no início desse ano que sua companhia está próxima de produzir um carro que se dirige sozinho em estradas e que consegue se estacionar automaticamente.

Já a Nissan informou que terá um modelo autônomo nas estradas no início do ano que vem. E a General Motors anunciou na semana passada que tem usado carros sem motorista para levar funcionários para seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Warren, Michigan.

A Toytoa garante que tem pesquisado e desenvolvido tecnologias de direção autônoma desde os anos 1990. A companhia está usando o nome Mobility Teammate Concept para se referir a sua estratégia de direção autônoma: construir relações entre pessoas e carros que compartilham o mesmo objetivo.

“Essa abordagem reconhece a utilidade de tecnologias autônomas para carros enquanto mantém a experiência de dirigir divertida”, disse a companhia.

A montadora também explica que há três tipos de inteligência que são cruciais para o sucesso do Mobility Teammate Concept. A Direção Inteligente (reconhecimento avançado e preditivo na tomada de decisões), Inteligência Conectada (veículo para veículo e veículo para comunicação de infraestrutura) e Inteligência Interativa (reconhecimento do status do motorista, transferência do controle entre motorista e carro, etc).

Carregando