Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

As inovações tecnológicas das impressoras

O mercado de impressoras se reinventa constantemente para acompanhar todas as inovações tecnológicas dos nossos tempos. Se antes esses equipamentos eram meros coadjuvantes nos escritórios, hoje é possível fazer muito mais do que apenas enviar o documento através do computador e ir buscá-lo na bandeja da impressora. Em casa ainda é muito utilizado os tradicionais […]

O mercado de impressoras se reinventa constantemente para acompanhar todas as inovações tecnológicas dos nossos tempos. Se antes esses equipamentos eram meros coadjuvantes nos escritórios, hoje é possível fazer muito mais do que apenas enviar o documento através do computador e ir buscá-lo na bandeja da impressora.

printer-958139_1280

Em casa ainda é muito utilizado os tradicionais cartuchos de tinta, já no escritório a adaptação é para os toners com capacidade para imprimir milhares de cópias (como esse da HP que imprimi até 15 mil páginas!). Porém, atividades como trocar o cartucho ou toner podem estar com os dias contados.

Novas tecnologias

A Epson anunciou recentemente o lançamento das impressoras EcoTank, que vêm equipadas com um tanque de tinta que deve ser suficiente para dois anos de uso, segundo estimativas do fabricante. Depois que acabar a tinta no reservatório, basta recarregar diretamente na impressora. Essa tecnologia é bastante inovadora e ecologicamente sustentável, já que elimina os cartuchos e a necessidade de troca constante.

Já a Samsung lançou no último ano novos modelos das impressoras Smart ProXpress, que chegam nas empresas equipadas com um tablet equipado com o sistema operacional Android. O painel tem um touchscreen de 10,1 polegadas, e através de widgets é possível controlar diversas funções da impressora, como nível dos suprimentos, fila de documentos e andamento das impressões.

Com o sistema operacional Android instalado nas impressoras da Samsung é possível até navegar na internet enquanto você espera as suas cópias ficarem prontas. Também é possível imprimir diretamente conectando um pen drive à porta USB, sem a necessidade de enviar o documento através de um computador tradicional. Só não é possível instalar jogos e outros aplicativos, pois o equipamento não acessa o Google Play.

Impressão via Mobile

Falando em imprimir sem o computador, essa realidade já é bem comum nas impressoras mais recentes. A Apple desenvolveu o aplicativo AirPrint, que permite que o usuário envie seus documentos para o equipamento diretamente do Iphone, Ipad ou até do seu Mac. Para imprimir, basta selecionar a foto, e-mail, página da web ou documento e escolher a opção imprimir – que só funcionará se a impressora e o dispositivo estiverem conectados à mesma rede wi-fi. O aplicativo é compatível com diversos modelos de impressoras das marcas Canon, Epson, HP e Lexmark.

Alguns fabricantes, como a HP, possuem o seu próprio aplicativo. O HP ePrint permite que você imprima documentos na sua impressora da marca a partir de qualquer lugar, já que o armazenamento de dados é cloud based. Porém, se o fabricante do seu equipamento não disponibiliza um serviço semelhante, você pode utilizar o Google Cloud Print, que realiza a mesma função.

Carregando