Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Toner remanufaturado, compatível ou original?

As dúvidas são comuns na hora de comprar suprimentos para a sua impressora. Afinal, existem diversas opções de toner no mercado, nas mais variadas faixas de preço, e é normal ficar confuso antes de escolher qual a melhor opção para as suas necessidades. O mais importante na hora de fazer a sua escolha é estar […]

As dúvidas são comuns na hora de comprar suprimentos para a sua impressora. Afinal, existem diversas opções de toner no mercado, nas mais variadas faixas de preço, e é normal ficar confuso antes de escolher qual a melhor opção para as suas necessidades. O mais importante na hora de fazer a sua escolha é estar munido de informação para que você possa comprar o produto que melhor atenderá às demandas da sua casa ou empresa.

printers-344016_1280

Os tipos de toner mais comuns no mercado atualmente são os originais, compatíveis ou remanufaturado. À primeira vista, parecem todos iguais, se diferenciando apenas no preço. Mas conhecendo um pouco mais a fundo os seus processos de fabricação fica fácil entender que as diferenças são bem maiores, e que cada tipo de toner oferece suas vantagens e desvantagens. Para que você possa escolher com consciência, vamos apresentar as diferenças entre cada tipo de toner:

Toner original

O original é o suprimento produzido pelo fabricante da impressora e que, portanto, leva em consideração todos os detalhes do equipamento para que o produto alcance o melhor resultado possível. Muitas vezes são equipados com chips que realizam a comunicação entre o toner e a impressora, para que todas as cópias tenham a mesma qualidade com o menor gasto. Os cartuchos de toner originais são carregados com tinta de fórmula exclusiva, e produzem impressões sem manchas ou falhas, o que diminui a necessidade de reimpressão e o desperdício de recursos. São vendidos em lojas credenciadas, têm 12 meses de garantia, e oferecem muito mais segurança para o consumidor. Além disso, alguns fabricantes de toner – como a Lexmark – possuem programas de reciclagem que diminuem consideravelmente o impacto das suas impressões na natureza (veja aqui).

Toner compatível

Os toners compatíveis são produzidos por empresas que não têm nenhuma ligação com os fabricantes das impressoras, e não passam pelo mesmo controle de qualidade. Os produtos compatíveis são uma espécie de “genérico”, e dessa maneira não atuam em conjunto com a impressora para alcançar os melhores resultados. Geralmente custam menos do que os produtos originais, mas não oferecem qualquer garantia ao consumidor.

Toner remanufaturado

O toner remanufaturado é o mais barato do mercado, e também o que oferece mais riscos ao consumidor. As empresas que produzem os produtos remanufaturados simplesmente usam a embalagem vazia do toner original e

carregam com toner sem nenhuma garantia de procedência. Além disso, como o processo é manual, muitas vezes o cartucho é danificado durante a carga – provocando danos à impressora. Não possui qualquer garantia, e ainda costuma gerar impressões bastante defeituosas, por isso no final a economia pode custar caro para o consumidor.

Carregando