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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Venda de celulares com tela grande decolou em dois anos, mostra análise

Segundo um estudo da consultoria Flurry, que analisa dados de 540 mil aplicativos de dispositivos móveis e foi adquirida pela Yahoo em 2014, cada vez mais consumidores vêm escolhendo um “phablet” –misto das palavras “phone” e “tablet”, que designa aparelhos com telas grandes– como objeto de desejo neste final de ano em todo o mundo. […]

Segundo um estudo da consultoria Flurry, que analisa dados de 540 mil aplicativos de dispositivos móveis e foi adquirida pela Yahoo em 2014, cada vez mais consumidores vêm escolhendo um “phablet” –misto das palavras “phone” e “tablet”, que designa aparelhos com telas grandes– como objeto de desejo neste final de ano em todo o mundo.

Larissa Leiros Baroni/UOL

Larissa Leiros Baroni/UOL

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (28), comparam dados dos últimos dois anos com os de 2015. Enquanto em 2013 esse segmento de celulares só ocupava 4% da fatia total de vendas, em 2014 chegou a 13%, e neste ano dobrou em pontos percentuais, com 27%. O levantamento ocorreu entre os dias 19 e 25 de dezembro de cada ano.

Já os aparelhos de tamanho médio continuam líderes de mercado, mas vêm perdendo força: eram 64% em 2013, depois 63% em 2014 e agora perderam nove pontos percentuais em relação ao ano passado, com 54%.

O resultado ainda mostra um empate técnico entre os tablets de tela grande e os pequenos, com 9% cada segmento; e os pequenos celulares (tela menor que 3,5 polegadas) na lanterna, com só 1% de fatia de mercado.

IPhone grande vende menos

“No começo, parecia que os phablets estavam roubando mercado dos tablets, com a participação dos tablets caindo de 17% em 2013 para 11% em 2014. Pela primeira vez em 2015, porém, parece que os consumidores estão preferindo os phablets em detrimento não de um tablet, mas de um telefone de tela menor”, pondera o texto publicado no site da Flurry.

Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, os celulares com tela grande estão entre os principais responsáveis pela queda no mercado de tablets no Brasil e no mundo.

A pesquisa da Flurry confirma que o fenômeno do “phablet” é impulsionado principalmente pelo Android: enquanto neste sistema operacional ele corresponde a 50% dos aparelhos novos, no iOS equivale a apenas 12%. Os atuais “phablets” da Apple são os iPhones 6 Plus e 6S Plus.

No entanto, a Apple foi a marca mais vendida no Natal deste ano, com 49,1% do mercado, contra 19,8% da Samsung, 2,0% da Nokia, 1,7% da LG e 1,5% da Xiaomi.

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