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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Cientistas definem causas de explosão em ‘airbags mortais’

Combinação de 3 fatores explica problema em airbags da Takata.Falha está relacionada a 10 mortes e ao recall de milhões de veículos.

Foto: Reprodução

Cientistas contratados por um grupo de 10 fabricantes de automóveis anunciaram que umacombinação de 3 fatores é responsável pelas explosões de airbags da japonesa Takata, que já causaram 10 mortes pelo mundo. feriram centenas e levaram ao maior recall da história. As informações são da Associated Press.

Os dispositivos da Takata podem explodir com muita força e lançar fragmentos metálicos contra passageiros de veículos, em caso de acidente. A falha, anunciada em 2013, já levou as montadoras para as quais a empresa fornece o equipamento a convocar mais de 30 milhões de veículos de volta às oficinas em todo o mundo.

A explicação para a explosão inadequada, no entanto, não era clara. Segundo a empresa aeroespacial Orbital ATK, que foi contratada para investigar os airbags, o nitrato de amônia é utilizado para criar a pequena explosão que abre a bolsa inflável em frações de segundo, após um impacto.

A Orbital afirma que os airbags da Takata não possuem uma substância capaz de reduzir a umidade, aumentando o risco da explosão após longa exposição ao calor ou a ambientes úmidos.

Além disso, a montagem do dispositivo permite que a umidade penetre no airbag e corrompa partes metálicas.

O grupo afirma que essas falhas se aplicam à maioria dos airbags da Takata que foram chamados para recall.

A Takata já deu diversas explicações, incluindo problema no controle de qualidade e exposição a umidade, mas esta é a primeira vez que todos os elementos do problema foram definidos. Agora, o grupo de cientistas se concentra no desenho do airbag.

A Orbital ATK vem testando os equipamentos desde fevereiro do ano passado, depois que 10 montadoras decidiram partir para uma investigação independente, diante da lentidão da Takata. A empresa desenvolve sistemas de propulsão para foguetes, munições e controles de míssel.

A Takata afirmou à Associated Press que as descobertas dos cientistas são coerentes com suas próprias análises. Para a fabricante, uma longa exposição ao calor e alta umidade foram fatores significativos nos casos de acidentes investigados.

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