Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

IEMA UP Bacabeira é entregue pelo Estado e garante ensino médio técnico em tempo integral

O governo do Estado inaugurou, na manhã desta quinta-feira (10), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Bacabeira, que vai garantir aos estudantes do município e cidades vizinhas ensino médio integrado ao técnico em tempo integral. A unidade foi entregue a população pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Bira […]

O governo do Estado inaugurou, na manhã desta quinta-feira (10), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Bacabeira, que vai garantir aos estudantes do município e cidades vizinhas ensino médio integrado ao técnico em tempo integral. A unidade foi entregue a população pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Bira do Pindaré, que estava acompanhado do prefeito do município, Alan Linhares. Nesta sexta-feira (11), o secretário estará em Pindaré-Mirim para entregar a terceira das 23 unidades plenas do IEMA que serão entregues a população até 2018.

Secretário Bira do Pindaré participou da entrega do IEMA UP Bacabeira

Secretário Bira do Pindaré participou da entrega do IEMA UP Bacabeira

 

Ao destacar que a inauguração das três primeiras unidades do IEMA é resultado de um ano de trabalho e empenho do governo do Estado, o secretário Bira lembrou que a implantação da Rede Estadual de Educação Técnica Profissional é um compromisso de campanha assumido pelo governador Flávio Dino, e que, hoje, representa uma prioridade do governo.

“Estamos inaugurando as três primeiras unidades do IEMA no Maranhão, a de São Luís, entregue na última segunda-feira, essa de Bacabeira e a de Pindaré-Mirim; até 2018 serão 23 unidades. O IEMA é importante porque aqui nós estamos gerando oportunidades”, disse o secretário, além de destacar que as escolas não só contam com uma boa infraestrutura como também, com uma equipe bem preparada para garantir uma educação de qualidade.

O secretário lembrou que os professores que vão compor a equipe de docentes da escola passaram por um processo seletivo e, antes de começar as aulas, por uma semana de formação promovida em parceria com o ICE.  “São professores que ingressaram na carreira por concurso público, pelo mérito e são pessoas engajadas e comprometidas e que passaram uma semana inteira de formação onde foram construídas e discutidas as metodologias que vão fazer dessa educação uma educação de qualidade, uma educação diferenciada”, ressaltou Bira do Pindaré.

Do total de vagas que estão sendo ofertadas nesse primeiro momento para a unidade de Bacabeira, 80 são para o curso de Logística e as outras 80 estão distribuídas em igual número entre os cursos de Administração e Mineração. A escola conta com uma grande estrutura com auditório, cozinha industrial, dez salas de aulas, laboratórios, quadra poliesportiva, área de vivência e auditório.

“Nós queremos é que vocês se sintam valorizados, que vocês possam percorrem as ruas dessa cidade e se orgulharem de ter conquistado essa vaga e de estarem estudando em uma escola de alto nível. Escola privada nenhuma tem mais condições do que essa que você estão estudando hoje. Essa é uma escola de alto padrão”, enfatizou o secretário ao se dirigir aos alunos.

Ao final de sua fala Bira do Pindaré disse que deixa a Secti, com a consciência do dever cumprido. “Em um ano são três unidades do Iema inauguradas, são mais 20 unidades já com recursos garantidos, são programas sociais importantes como Cidadão do Mundo, que garante aos jovens da rede pública oportunidade de fazer intercâmbio internacional; os Aulões do Enem”, enumerou o secretário, citando apenas algumas das ações importantes de sua gestão. Bira do Pindaré deixa a secretaria na próxima semana para assumir o cargo de deputado Estadual na Assembleia Legislativa.

MELHORIA

O prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, destacou que a implantação do Iema, que foi coordenada por Bira do Pindaré, é uma grande contribuição do secretário para a melhoria da Educação. “Em nome de nossa gestão queremos agradecer. Hoje é um dia de festa. Temos uma preocupação muito grande com os nossos jovens que agora terão mais oportunidades estudando em uma escola de qualidade. Estamos felizes de contribuímos para isso”, disse o prefeito que foi responsável pela doação do prédio para implantação do Iema em Bacabeira. “Acredito muito na gestão do governador Flavio Dino que está trabalhando em prol da melhoria da educação de Bacabeira e de todo o Estado”, completou.

A implantação do Iema contou com o apoio dos institutos de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e Sonho Grande que deram consultoria ao governo do Estado durante todo o trabalho e também, juntamente com a SECTI, conduziram a semana de formação de professores e gestores do IEMA.

“Todos nós fazemos parte de um mesmo time, todos em prol dos nossos alunos e alunas, empenhados para que aqui seja ofertada uma educação de qualidade”, disse O pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IEMA, Dário Soares,

A inauguração contou com a participação de alunos, pais de alunos, professores, gestores do IEMA, vereadores, lideranças da região, da gestora do IEMA de Bacabeira, Ana Cláudia, e da equipe da SECTI que acompanhou o secretário: entre eles, os secretários-adjuntos, Jonathan Almada; de Educação Profissional, André Bello; de Cidadania Digital, Nívaldo Muniz; e os  pró-reitores do IEMA, Socorro Fortes e Emanuel Denner.

Carregando