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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Para que é usado o Antonov 225, o maior avião do mundo?

Quando a aterrissagem de um avião de carga atrai 20 mil pessoas, é algo especial. Foi o que ocorreu na cidade australiana de Perth no domingo, quando recebeu o Antonov An-225 Mriya. Trata-se do maior avião do mundo: mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e […]

Quando a aterrissagem de um avião de carga atrai 20 mil pessoas, é algo especial.

Foi o que ocorreu na cidade australiana de Perth no domingo, quando recebeu o Antonov An-225 Mriya.

Trata-se do maior avião do mundo: mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível. É o único exemplar em atividade.

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Mercado limitado

Na viagem para a Austrália, o Antonov, que partiu de Praga, na República Tcheca, e fez escalas no Oriente Médio e na Ásia, transportou um gerador de 117 toneladas.

Seu compartimento de carga tem capacidade para 50 automóveis.

O interesse pela chegada do avião provocou engarrafamentos em Perth.

Mas quem precisa de um avião tão grande? O Antonov foi originalmente construído para transportar o Buran, o malfadado ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988. O que ajuda a explicar também as proporções de seu compartimento de carga: 43 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e 4,4m de altura.

“Você não verá essa aeronave com frequência porque o mercado para ela é limitado”, diz Laurie Price, especialista da empresa de consultoria aeronáutica Mott MacDonald Aviation.

“A vasta maioria dos tipos de carga aérea (99,5%), pode ser transportada por Boeings 747, mas ainda haverá um mercado de nicho (para o Antonov)”.

Aeronave ucraniana tem 84 m de comprimento e pesa 175 toneladas, e pode transportar 50 carros
Aeronave ucraniana tem 84 m de comprimento e pesa 175 toneladas, e pode transportar 50 carros – BBC Brasil

O Antonov fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano seguinte. Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e o colapso do programa Buran.

A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde. Não tem sido usada apenas para fins comerciais e já foi comissionada para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e a tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.

Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas, uma capacidade de carga muito maior que a de concorrentes como o Boeing 747-800 (140 toneladas) e o Airbus 330 (65).

Mas em uma era marcada pelo aumento na capacidade de navios de carga, não seria mais simples enviar produtos como osupergerador de 117 toneladas pelo mar?

“O custo seria imenso e a operação poderia demorar meses”, explica Price. “Você, provavelmente, teria que remover postes de luz das ruas no porto (para fazer o transporte)“.

O An-225 perde em envergadura para o “Spruce Goose“, o avião desenhado pelo milionário americano Howard Hughes e que fez um único voo de teste, em 1947.

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