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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Citroën C3 muda tudo e ganha até bolhas de ar na carroceria; conheça

Totalmente inspirada no C4 Cactus, modelo maior e inovador da empresa, o novo C3 traz linhas com estilo “retrô” menos ousadas que as do Peugeot 208.

Nova geração do C3 é revelada oficialmente na Europa; modelo ganha cara (e as "bolhas" no para-choque) inspirada no C4 Cactus e deve ser apresentado no Salão de Paris, em setembro.

Nova geração do C3 é revelada oficialmente na Europa; modelo ganha cara (e as “bolhas” no para-choque) inspirada no C4 Cactus e deve ser apresentado no Salão de Paris, em setembro.

A terceira geração do hatch compacto Citroën C3 acaba de ser revelada na Europa. Totalmente inspirada no C4 Cactus, modelo maior e inovador da empresa, o novo C3 traz linhas com estilo “retrô” — portanto menos ousadas que as do Peugeot 208, que tem proposta mais esportiva (eles compartilham plataforma) –, mas sem deixar de transparecer modernidade.

A apresentação oficial é esperada para acontecer no Salão de Paris, em setembro. Mas não será possível vê-lo no Salão de São Paulo, em novembro, já que o C3 nacional acabou de receber mudanças — e, claro, também por conta da situação “sinuosa” vivida atualmente pelo Grupo PSA no Brasil.

Novo C3 ganha bolhas de ar nas chapas laterais para proteção em contatos leves

O que muda?

Externamente, o carro recebe a nova cara da marca, inspirada na família C4, com faróis dispostos em três andares; airbumps nas chapas laterais; luzes de LED nos faróis e lanternas (que são mais quadradas, remetendo ao DS3; e 36 pacotes de personalização (cores diferentes para o teto, carroceria, interior e rodas).

Lanternas do novo C3 têm efeito 3D, assim como as do pequeno DS3 da atual geração

O novo C3 é equipado com o motor 1.2 Puretech de três cilindros (o mesmo do C3 vendido no Brasil), mas movido só a gasolina — na nova geração, ele pode ser aspirado ou turbo e ter 68 cv, 82 cv ou 110 cv. Há ainda uma versão a diesel, chamada de BlueHDI, com 75 cv ou 100 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.

O hatch também passa a contar com importantes itens de segurança, como alerta de ponto cego, assistente de partida em rampas, GPS com informações de trânsito em tempo real, sensor de fadiga, câmera de ré e um assistente de emergência, que ativa os serviços de atendimento de maneira automática em caso de acidente.

Há ainda uma tecnologia inédita para a categoria chamada ConnectedCam: um sistema instalado no retrovisor interno pode, em caso de impacto, recuperar a gravação dos 30 segundos anteriores e gravar os 60 segundos posteriores ao sinistro, por meio de câmeras.

Lá dentro

No interior, o C3 recebe uma cabine mais limpa e retilínea, principalmente por conta do painel estendido por uma ampla placa horizontal, com saídas de ar acopladas, e pela tela de 7 polegadas, capaz de parear iPhone, iPod e iPad (via CarPlay) e outros aparelhos eletrônicos da Apple por meio do Bluetooth.

Além disso, o teto passa a ser totalmente envidraçado e há chave presencial para acesso e ignição do motor. Segundo a marca, são 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre eixos é de 2,54 metros (o atual tem 2,46 metros) e a capacidade do porta-malas se manteve em 300 litros.

Interior ganha traços mais simples e retilíneos; tela tem central multimídia integrada.

VEJA MAIS IMAGENS DO CITROËN C3:

Nova geração do C3 é revelada oficialmente na Europa; modelo ganha cara (e as "bolhas" no para-choque) inspirada no C4 Cactus e deve ser apresentado no Salão de Paris, em setembro.

Nova geração do C3 é revelada oficialmente na Europa; modelo ganha cara (e as “bolhas” no para-choque) inspirada no C4 Cactus e deve ser apresentado no Salão de Paris, em setembro.

A dianteira conta com luzes de LEDs para uso diurno, assim como os faróis com o mesmo tipo de tenologia; desenho agora segue o novo DNA da marca francesa

A dianteira conta com luzes de LEDs para uso diurno, assim como os faróis com o mesmo tipo de tenologia; desenho agora segue o novo DNA da marca francesa

Terceira geração do C3 adota como principais elementos externos os chamados "airbumps", as placas laterais de proteção com bolhas de ar.

Terceira geração do C3 adota como principais elementos externos os chamados “airbumps”, as placas laterais de proteção com bolhas de ar.

As lanternas também contam com leds e usam um formato mais quadrado, semelhante ao DS3.

As lanternas também contam com leds e usam um formato mais quadrado, semelhante ao DS3.

De acordo com a Citroën, são 36 combinações possíveis para o exterior (teto, retrovisores, pintura, detalhes e rodas podem mudar de cor)

De acordo com a Citroën, são 36 combinações possíveis para o exterior (teto, retrovisores, pintura, detalhes e rodas podem mudar de cor)

Hatch agora passa a contar com alerta de ponto cego, assistente de partida em rampas, GPS com informações de trânsito em tempo real, sensor de fadiga, câmera de ré e assistente de emergência.

Hatch agora passa a contar com alerta de ponto cego, assistente de partida em rampas, GPS com informações de trânsito em tempo real, sensor de fadiga, câmera de ré e assistente de emergência.

Esse dispositivo de emergência avisa os serviços de atendimento sobre algum sinistro em tempo real -- a solução é parecida com a adotada por Chevrolet (OnStar) e Ford (FordPass)

Esse dispositivo de emergência avisa os serviços de atendimento sobre algum sinistro em tempo real — a solução é parecida com a adotada por Chevrolet (OnStar) e Ford (FordPass)

Novidade é o ConnectedCam, uma câmera no retrovisor interno que, em caso de impacto, recupera a gravação dos 30 segundos anteriores e grava os 60 segundos posteriores

Novidade é o ConnectedCam, uma câmera no retrovisor interno que, em caso de impacto, recupera a gravação dos 30 segundos anteriores e grava os 60 segundos posteriores

O motor do novo C3 é o 1.2 Puretech de três cilindros (mesmo conjunto dos atuais vendidos no Brasil), mas movido só a gasolina; na nova geração, ele pode ser aspirado ou turbo, com 68 cv, 82 cv ou 110 cv.

O motor do novo C3 é o 1.2 Puretech de três cilindros (mesmo conjunto dos atuais vendidos no Brasil), mas movido só a gasolina; na nova geração, ele pode ser aspirado ou turbo, com 68 cv, 82 cv ou 110 cv.

Há ainda uma versão a diesel, BlueHDI, com potência 75 cv ou 100 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas

Há ainda uma versão a diesel, BlueHDI, com potência 75 cv ou 100 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas

A cabine segue uma tendência mais limpa e retilínea que a atual, principalmente no painel e saídas de ar-condicionado

A cabine segue uma tendência mais limpa e retilínea que a atual, principalmente no painel e saídas de ar-condicionado

 Sistema de entrenimento e multimídia permite parear smartphones e outros eletrônicos com Bluetooth da Apple (via CarPlay)


Sistema de entrenimento e multimídia permite parear smartphones e outros eletrônicos com Bluetooth da Apple (via CarPlay)

Tons como laranja e vermelho também podem ser aplicados em materiais internos

Tons como laranja e vermelho também podem ser aplicados em materiais internos

Volante com base achatada e detalhes de acabamento com cantos arredondados por toda a parte reforçam o aspecto mais "simpático" do C3 em relação ao seu irmão de plataforma, o Peugeot 208

Volante com base achatada e detalhes de acabamento com cantos arredondados por toda a parte reforçam o aspecto mais “simpático” do C3 em relação ao seu irmão de plataforma, o Peugeot 208

Além disso, o teto passa a ser envidraçado, a tela de 7 polegadas no painel concentra várias funções e há chave presencial para acesso e ignição

Além disso, o teto passa a ser envidraçado, a tela de 7 polegadas no painel concentra várias funções e há chave presencial para acesso e ignição

Segundo a marca, são 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre eixos agora é de 2,54 metros (o atual tem 2,46 metros), mas a capacidade do porta-malas se manteve em 300 litros

Segundo a marca, são 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre eixos agora é de 2,54 metros (o atual tem 2,46 metros), mas a capacidade do porta-malas se manteve em 300 litros

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