Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Redatora assume culpa por plágio em discurso de Melania Trump

Mulher de republicano citou trechos de Michelle por telefone e redatora se confundiu

mulhertrump

Melania e Michelle: trechos iguais – MIKE SEGAR / REUTERS

A campanha de Donald Trump informou no começo da tarde desta quarta-feira que a culpada pelo plágio do discurso de Michelle Obama na fala de Melania Trump na última segunda-feira foi Meredith McIver, que trabalha na campanha do magnata.

Em uma carta assinada por Meredith, ela afirma que “fez confusão” e, debatendo por telefone o discurso de Michelle, anotou os trechos do discurso da primeira-dama destacados pela mulher do candidato republicano e os usou irregularmente.

A redatora pede desculpas pelo inconveniente causado e disse que chegou a pedir demissão, mas que isso foi rejeitado pela campanha. Meredith disse ainda, na carta, que sofreu com o problema, que trouxe problemas para a campanha de Tump e para a linha da mensagem de Melania.

Meredith, que diz ser amiga de longa data da família Trump, contou que discutia o discurso com Melania pelo telefone as pessoas que a inspiravam e a mensagem que desejava transmitir.

“Uma pessoa de quem ela (Melania) sempre gostou é Michelle Obama”, escreveu Meredith. “Pelo telefone, ela leu trechos do discurso da Sra. Obama como exemplo. Eu os anotei e depois incluí algumas das frases no rascunho que mais tarde se tornou o discurso final. Não chequei os discursos da Sra. Obama. Foi meu erro, e sinto terrivelmente pelo caos que causei. Não foi intencional.”

O discurso na noite de segunda-feira de Melania Trump na Convenção Republicana tem duas passagens que coincidem, quase palavra por palavra, com o da atual primeira-dama, Michelle Obama, na Convenção Democrata de 2008. A semelhança entre as declarações gerou acusações de plágio à mulher do magnata Donald Trump, virtual candidato republicano na corrida à Casa Branca. Em resposta, Melania chegou a garantir que foi ela quem escreveu seu próprio discurso.

No discuso de Melania Trump, em Cleveland, ela disse: “Desde muito jovem, meus pais me transmitiram os valores de trabalhar duro pelo que se quer na vida, de que sua palavra é um compromisso, de fazer o que diz e manter sua promessa, de tratar as pessoas com respeito. Me ensinaram e mostraram valores e moral em sua vida diária”.

Trump e Melania: polêmica envolve discurso – AFP

No discurso de Michelle Obama, em 2008, em Denver, ela disse: “Eu e Barack fomos criados com os mesmos valores: como trabalhar duro pelo que se quer na vida, que sua palavra é seu compromisso, fazer o que diz que se vai fazer, tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que não as conheça e não esteja de acordo com elas”.

Em outro trecho com notáveis semelhanças, o discurso de Melania se refere aos esforços para passar esses valores ao seu filho.

“Temos que passar essas lições às muitas gerações adiantes”, disse. “Porque queremos que nossos filhos neste país saibam que o único limite de suas conquistas é o alcance de seus sonhos e a sua vontade de trabalhar duro por eles”.

No discurso da primeira-dama, em 2008, disse: “Barack e eu tratamos de construir vidas guiadas por estes valores e passá-los à geração seguinte, porque queremos que nossos filhos, e todos os filhos desta nação, saibam que o único limite ao tamanho de suas conquistas é o alcance de seus sonhos e sua vontade de trabalhar duro por eles”.

Carregando