Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Próximo VW Gol já roda em testes no Brasil

Nova geração terá a mesma plataforma do Polo europeu, e deve ser lançada antes de 2019

novogol

Nova geração terá a mesma plataforma do Polo europeu, e deve ser lançada antes de 2019

A VW trabalha no desenvolvimento do sucessor do Gol. A fábrica ainda finaliza detalhes técnicos e de estilo e conteúdo, mas mulas do hatch já rodam no Brasil e na Europa, disfarçados com carroceria de Golf. Segundo uma fonte, o Golf preto de duas portas avistado recentemente em Teresina (PI) era uma dessas mulas.

O desenvolvimento ocorre simultaneamente aqui e na Alemanha porque o novo Gol compartilha itens com a próxima geração do Polo alemão. A plataforma é a mesma, a chamada MQB A0, versão mais curta da base modular MQB, que gradualmente substitui as plataformas da família PQ – como a PQ24 utilizada no Fox, Gol e no antigo Polo.

Protótipos já rodam no Brasil e na Europa | Crédito: Du Oliveira

Protótipos já rodam no Brasil e na Europa | Crédito: Du Oliveira

Obviamente, o projeto do novo Gol terá simplificações em relação ao Polo europeu. O compartilhamento da base, porém, pode ajudar a reduzir custos. Além disso, é sabido que o futuro SUV compacto que a VW projeta para 2018(chamado de T-Cross) também será feito nessa plataforma, o que representaria mais uma oportunidade de dividir os custos de desenvolvimento e produção.

Projeção de como será o T-Cross, futuro SUV compacto da VW | Crédito: Du Oliveira

Projeção de como será o T-Cross, futuro SUV compacto da VW | Crédito: Du Oliveira

O novo Gol deverá manter como motorização básica o 1.0 de três cilindros, provavelmente com a opção TSI. Os motores 1.6 MSI e 1.4 TSI seriam opções para versões mais sofisticadas, caso a VW decida ampliar o leque de ofertas do modelo – outra opção seria nacionalizar o próprio Polo europeu.

Com a possibilidade de tornar a plataforma MQB A0 abrangente desde o segmento logo acima do Up! até a fatia que antes era ocupada pelo Polo, o futuro do Fox torna-se duvidoso. O modelo, lançado em 2003, não é mais vendido na Europa desde 2011, e já sente o passar dos anos.

A nova geração do Gol ainda não tem data de lançamento conhecida. Mas espera-se que seja antes de 2019. Na Europa, o novo Polo deverá ser apresentado no próximo Salão de Genebra, em março de 2017, com as vendas tendo início no segundo semestre.

Carregando