Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ministério da Saúde continua a campanha de vacinação contra o HPV

Os responsáveis devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo para realizar a aplicação da dose.

Foto: Reprodução

O Governo Federal através do Ministério da Saúde mantem a campanha de vacinação contra o HPV, que neste ano pretende mostrar o papel dos pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas.

A vacina previne quatro tipos de HPV (6, 11, 16, 18) e é eficaz na prevenção do câncer de colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Neste ano, a vacinação ocorre apenas com duas doses, sendo que a segunda dose deve ser tomada 6 meses após a primeira aplicação. Para que a prevenção possa ser eficaz o Ministério da Saúde alerta que é obrigatório a aplicação da segunda dose.

Os pais devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para realizar a aplicação.

O Ministério da Saúde ressalta que o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses) permanece para todas as meninas e mulheres de 9 a 26 anos portadoras de HIV.

Além da campanha contra o HPV, o Ministério da Saúde divulgou hoje que começa no dia 19 a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. O objetivo da campanha é incentivar os pais a atualizarem o cartão de vacinação dos filhos. Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. O dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha se inicia na próxima segunda-feira (19) e vai até 30 de setembro.

Vídeo da Campanha contra o HPV:

Carregando