Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Odebrecht Ambiental inaugura Centro de Reservação para atender 25 bairros de Paço do Lumiar e Ribamar

Moradores dos dois municípios não sofrerão mais com a oscilação no abastecimento d’água

Baldes cheios d’água pela casa e torneiras secas são cenas que ficarão apenas na memória da maioria dos moradores dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, após a inauguração do Centro de Reservação 09 (CR9), no Conjunto Maiobão, ocorrida nesta quarta-feira (15).

De acordo com Helder Dantas, diretor da Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelo tratamento e distribuição do líquido nas duas cidades, a água não mais faltará em 25 bairros e pelo menos 45 mil pessoas serão beneficiadas sem intervalos, passando a periodicidade do fornecimento a ser diária.

A nova lógica do CR9, apresentada por Helder Dantas, da conta de que se todo o sistema de captação de água, no caso os poços artesianos, parar ao mesmo tempo, o Centro de Reservação consegue suprir o abastecimento por no mínimo oito horas, significando que os consumidores não sofrerão mais com a oscilação do abastecimento.

Segundo o diretor da Odebrecht, o esquema de operação dos sistemas de abastecimento funcionará com a captação nos poços, a água passará por adutoras, será tratada em uma casa de química e depois armazenada no reservatório apoiado, com capacidade para dois milhões de litros, destinados a todas as áreas da zona baixa, regiões distantes dos centros urbanos de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Além da inauguração do tanque, que corresponde à soma de 4,500 caixas d’água, estava pronta também ontem a reforma do reservatório elevado, responsável por abastecer as áreas da zona alta das duas cidades, e com o volume de reserva de 1 milhão de litros do líquido.

O sistema de reservação de água da Odebrechet, conforme Helder Dantas, se modernizou e está todo automatizado. “Os poços serão monitorados em tempo real, e caso ocorra alguma parada no fornecimento do líquido, em tempo ágil, enviaremos uma equipe até o local da falta de água para solucionar o problema da forma mais imediata possível. Antigamente, tínhamos mais ações corretivas, mudamos, melhoramos, e implantamos ações preventivas, o que significa um destaque do CR9”, disse o diretor.

Conforme ele, o método de atuação está inteligente, supondo que um dos poços pare, os outros aumentam a produção de forma automática, a fim de preservar o nível dos reservatórios. “Acabou o problema de falta de água”, enfatizou Dantas.

PROGRAMA ÁGUA E VIDA

O CR9 faz parte do Programa Água e Vida, criado pela Odebrecht, e que compreende 22 novos sistemas de abastecimento de água (compostos por poços, novos reservatórios, instalação de redes e adutoras, e tratamento de água). Também já está em fase de conclusão o Centro de Reservação 4, localizado no Parque Vitória (CR4), em Ribamar, e deve ser inaugurado em abril.

Há ainda a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO), na sede da empresa. O CCO fará o monitoramento e controle, em tempo real, a operação da Odebrecht Ambiental nos dois municípios, visando oferecer dados para a tomada de decisões mais ágeis em prol da eficácia do sistema.