Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

15 Cervejas da Escola Inglesa que você precisa tomar antes de morrer

As cervejas da escola inglesa representam os países Inglaterra, Escócia e Irlanda.

A terra da rainha presenteou-nos com três coisas fantásticas: a invenção do futebol, os Beatles e, a tradição das Cervejas Inglesas. Assim como todo inglês, as cervejas de lá conservam um estilo muito particular e conhecido.

Dentre os estilos mais conhecidos, estão a Bitter (English Pale Ale), Brown Ale e Porters. Outras heranças das escolas britânicas são a cultura de beber com os amigos em pubs e o consumo de cervejas em barris (tipo keg e cask).

As cervejas, com tradição dos estilos Porter e Pale Ales, normalmente são menos carbonadas, com menor formação e persistência da espuma. Com uma boa presença de lúpulo e baixa carbonatação, o resultado são cervejas com amargor mais facilmente percebido. Conheça melhor a escola cervejeira e confira algumas opções que você tem que provar.

1 – BATEMANS VICTORY ALE (6% ABV)

 

Estilo: English Pale Ale. Da cervejaria Batemans, a Victory Ale é uma English Pale Ale que já esteve na lista das 50 melhores cervejas do mundo. Ela leva malte de cevada e de trigo em sua receita, tem a coloração de cobre, oferece um sabor frutado e tem um amargor presente. O aroma é intenso e os rótulos da cerveja são um grande destaque, atraindo o público para a degustação.

Outras opções de cerveja: Bierland Pale Ale, Backer Pale Ale.

 

2 – NEWCASTLE BROWN ALE (4,7% ABV)

Estilo: English Brown Ale. A cerveja já conquistou o International Brewery Awards, uma das maiores premiações cervejeiras. A Newcastle Brown Ale é conhecida no Reino Unido como a cerveja de um homem do trabalho, tendo uma longa associação com a indústria. Já nos mercados exportadores, ela é conhecida pelo grande consumo do público jovem.

Outras opções de cerveja: Brooklin Brown Ale, Colorado Titãs.

 

3 – FULLER’S LONDON PRIDE (4,7% ABV)

Estilo: Special Bitter. Selecionamos a cerveja número 1 do Reino Unido. De coloração âmbar, ela tem o aroma que realça o floral do lúpulo, cítrico e malte. Por ser leve, facilita seu drinkability*. Não é por acaso que essa premium ale se intitula o “Orgulho de Londres”.

Outras opções de cerveja: Old Golden Hen, Iron Maiden Trooper.

 

4 – GUINNESS DRAUGHT STOUT (4,1% ABV)

Estilo: Dry Stout. A cervejaria localizada em Dublin transformou-se em um símbolo nacional da Irlanda. Não é para menos, a Guinness Draught Stout é considerada a Stout mais vendida do mundo. Sua coloração escura, a espuma densa (tirada em duas etapas da biqueira), são suas marcas registradas (oferecendo até um ritual próprio).

Outras opções de cerveja: Sa’Si Stout, North Coast Old n° 38 Stout

 

5 – FULLERS ESB

Estilo: Extra Special Bitter. Tricampeã no Champion Beer of Britanin e bicampeã no World Champion Bitter, este rótulo já conquistou 14 medalhas desde 1978 para cá. Muitos especialistas apontam esta como a melhor Premium Ale, pelo sabor complexo, suave e marcante. O aroma frutado e herbal de lúpulo ingleses são balanceados por maltes encorpados.

Outras opções de cerveja: Urbana Sporro, Klein ESB.

 

6 – SPITFIRE

Estilo: English Pale Ale. Em 1990, a Shepherd Neame lançou a Spitfire para celebrar o 50º aniversário da Batalha da Inglaterra e para arrecadar dinheiro para a Air Force do país. Desde então, foi premiada em 2009 na Monde Selection Grand Gold e bronze no World Beer Cup. Utiliza 3 lúpulos de Kent, que conferem equilíbrio e aroma floral, com notas de geleia de uvas, pimenta do reino e maltes caramelizados. Seu final frutado lembra framboesa e especiarias.

Outras opções de cerveja: Fuller’s Chiswick Bitter, Badger Hopping Hare.

 

7 – MEANTIME INDIA PALE ALE (7,4% ABV)

Estilo: English India Pale Ale. A tradução fiel do estilo criado para colonizações inglesas na Índia durante o século 19, o rótulo conta com notas florais e cítricas (maracujá, abacaxi e laranja), provenientes dos lúpulos Fuggle e Goldings. A bebida pode ser armazenada por longos períodos, intensificando o sabor.

Outras opções de cerveja: Bier Hoff IPA, LoCA Irmãos Ferraro.

 

8 – SMITHWICK’S IRISH ALE (5% ABV)

Estilo: Irish Style Red Ale. Embora a Irlanda seja conhecida pela sua famosa Stout Guinness, o país também tem uma longa história de fabricação e consumo de cerveja ales vermelhas. Construído no recinto de uma antiga abadia franciscana, o local de fabricação de cerveja foi o lar de um grupo de monges. Smithwicks é o maior produtor de cerveja na Irlanda e, juntamente com Guinness, faz parte da Diageo. É um rótulo de suave carbonatação, baixo amargor e notas de caramelo e malte.

Outras opções de cerveja: Cevada Pura Red Ale, Rogue Santas Private Reserve.

 

9 – FULLER’S LONDON PORTER (5,4% ABV)

Estilo: Porter. Considerada por especialistas como a mais clássica Porter, com prêmios em diversas competições mundiais, ela é fabricada com uma mescla de maltes, criando assim um sabor cremoso e balanceado com o tradicional lúpulo Fuggles. Aroma de café e chocolate amargo, final seco e leve amargor.

Outras opções de cerveja: Meantime London Porter, Harviestoun Old Engine Oil Engineer’s Reserve Blackest Ale.

 

10 – ANCHOR PORTER (5,6% ABV)

Estilo: Robust Porter. O rótulo da cervejaria norte-americana representa o estilo inglês. Com maltes torrados, a cerveja preta revela aroma de chocolate, toffee e um suave cítrico de lúpulo americano. No sabor, também pode ser notado o caramelo, café, com amargor seco.

Outras opções de cerveja: Sierra Nevada Porter, Rogue Mocha Porter.

 

11 – YOUNGS DOUBLE CHOCOLATE STOUT (5,2% ABV)

Estilo: Sweet Stout. A inglesa da cervejaria Wells & Young`s é fabricada na cidade de Bedford e considerada uma das primeiras cervejas de chocolate produzidas no mundo. De coloração escura e estilo Sweet Stout, é feita com barras do chocolate Cadbury, adicionada junto ao lúpulo durante a fase de cozimento da cerveja. O aroma oferece a sensação de chocolate e, no paladar, a sensação do malte torrado e café são percebidas. Encorpada, acompanha bem várias sobremesas.

Outras opções de cerveja: Burgman Sout, Saint Bier Stout.

 

12 – MIKKELLER MILK STOUT (6% ABV)

Estilo: Sweet Stout. Para representar o estilo que leva lactose antes do seu envase, escolhi a cerveja dinamarquesa itinerante. A bebida preta e com boa formação de espuma, oferece um aroma de chocolate, café e leite. No sabor, a clássica combinação café com leite, com uma leve acidez.

Outras opções de cerveja: Rogue Chocolate Stout, Samuel Adams Cream Stout.

 

13 – NORTH COAST OLD RASPUTIN (9% ABV)

Estilo: Russian Imperial Stout. Estilo de cerveja produzido que desde o século 18 para os ingleses que abasteciam a corte de Catarina II, na Rússia, a Old Rasputin desenvolveu um culto de seguidores por onde é servida. O rótulo ganhou mais lúpulo e maltes tostados. Uma cerveja de coloração preta, com forte sabor maltado, lembrando chocolate amargo, café e alcatrão. Nota herbal do lúpulo e final seco.

Outras opções de cerveja: Colorado Ithaca, Tupiniquim Imperial Stout.

 

14 – FULLER’S GOLDEN PRIDE (8,5% ABV)

Estilo: Barley Wine. Outro rótulo da cervejaria Fuller’s, a Golden Pride é uma Strong Ale bastante aromática e complexa. As notas de laranja torrada e notas de frutas secas estão presentes, esta cerveja possui sabor intenso e duradouro. Os lúpulos Northdown, Challenger e Target em conjunto com o malte crystal, proporcionam a característica marcante da bebida.

Outras opções de cerveja: Bohemia Reserva, Baladin Elixir.

 

15 – BODEBROWN WEE HEAVY (7,2% ABV)

 

Estilo: Strong Scotch Ale. Para representar o estilo escocês do século 18, aposto na cervejaria brasileira eleita melhor do ano em 2014. Foi uma das primeiras cervejas da Bodebrown, 1ª do estilo no Brasil e premiada com uma Medalha de Ouro no Mondial de La Bière no Canadá em 2011. É uma clássica Scotch Ale, alcoólica, encorpada com doçura residual do malte evidente, aromas maltados, tostados, turfados e caramelados.

Outras opções de cerveja: Founders Backwoods Bastard, San Diego Scotch Ale.

Carregando