Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Caema entrega poço de grande vazão para abastecer famílias na Vila Conceição, em São Luís

O novo poço tubular de grande vazão vai atender inicialmente cerca de 5 mil moradores que antes sofriam com a intermitência ou desabastecimento de água.

Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (26), foi possível perceber no rosto da população presente na entrega do novo poço aos moradores da Vila Conceição, no Altos do Calhau, uma imensa alegria ao serem atendidos com o direito de ter água nas torneiras de suas casas. A perfuração emergencial de poços é mais uma ação do programa Água para Todos, do Governo do Estado, executado pela Caema, para garantir abastecimento em todo o Maranhão.

O novo poço tubular de grande vazão vai atender inicialmente cerca de 5 mil moradores que antes sofriam com a intermitência ou desabastecimento de água. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Carlos Henrique Sá Figueiredo, a conquista do poço demonstra o resultado de um trabalho conjunto entre a associação e comunidade e que ainda é possível estabelecer ainda uma relação mais, próxima de respeito e confiança,entre a população e administração pública, para que sejam atingidos os objetivos minorando as mazelas sociais e melhorando a vida do cidadão.

“Nossa luta por esse poço começou ainda em 2016 quando nós, através da mobilização da comunidade propusemos um abaixo assinado, para que solicitássemos o benefício. Foi então que procuramos a Caema e hoje nós estamos entregando um poço à comunidade levando água para as casas acabando com o sofrimento de tantas famílias no nosso bairro”, contou Henrique.

A partir do pedido da comunidade, as equipes da Caema entraram em campo para iniciar um amplo trabalho necessário para que se cumprisse etapas que permitissem a estruturação do poço. Foram realizados de imediato um levantamento, elaboração de projeto e uma série de conversas posteriores junto à comunidade, incluindo audiências públicas para ouvir os moradores, tratar de suas necessidades e encontrar soluções possíveis, bem como explicar a importância de se preservar o benefício com a prática de uso racional do recurso, além a importância da implantação de mecanismos de controle como os hidrômetros, essenciais para evitar desperdícios.

Durante a entrega, estiveram presentes lideranças comunitárias locais;o deputado Bira do Pindaré ; a senhora Lilian Raquel, representando o deputado federal Zé Carlos; além de representantes da diretoria e equipes técnicas da Caema. O presidente da Companhia, Davi Telles, fez questão de lembrar que essas etapas foram primordiais para conhecer a o bairro e para cumprir direitos que começam a ser devolvidos à comunidade, priorizando o direito de se sentir parte de uma sociedade inclusiva e justa.

“Hoje esta comunidade está recebendo o poço devido à iniciativa deles e a um olhar sensível sob o senso de justiça social deste governo. O próprio governador Flávio Dino faz questão de frisar um compromisso assumido de melhorar a vida de milhares de pessoas, levando até elas serviços essenciais para que possam contar com água potável e coleta de esgoto, e assim, tenham uma melhor qualidade de vida”, frisou o presidente, que também anunciou que as ações da Companhia concentram-se agora na expansão da rede de distribuição de água e na estruturação da rede de esgotamento sanitário.

“A entrega deste poço coincide com a assinatura da ordem de serviço que ocorreu há três semanas para a despoluição da foz do Rio Calhau, que fica aqui nas redondezas e de onde partirá 17 quilômetros de rede coletora de esgoto e interceptores, que vão ser a base para que possamos receber e tratar o esgoto aqui da Vila Conceição”, continuou.

O novo poço tubular de grande vazão para abastecimento da comunidade da Vila Conceição foi perfurado em área da Associação dos Moradores da Vila Conceição e está estruturado com casa de comando, conjunto de bombas, filtros e clorador de pastilha – equipamentos responsáveis por manter a qualidade da água, cumprindo exigências técnicas do Ministério da Saúde (MS).

O poço tem uma profundidade de 52 metros, de onde está sendo possível captar uma vazão média de 20 mil litros de água por hora,distribuindo-a para cerca de 400 casas existentes na comunidade. Ele vai operar 24 horas, jorrando água clorada e limpa nas torneiras dando finalidade a um investimento inicial feito na comunidade de mais de R$80 mil.

Carregando