Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Tempo seco contribui para o surgimento de alergias respiratórias em crianças

As alergias respiratórias costumam se desenvolver mais quando a umidade do ar está baixa.

Imagem: reprodução pixabay.com

As alergias respiratórias costumam se desenvolver mais quando a umidade do ar está baixa. É preciso ter uma atenção especial com as crianças durante o tempo seco – principalmente nas cidades mais quentes – já que o sistema imunológico dos pequenos é mais frágil do que o dos adultos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que a umidade do ar esteja acima de 60%, abaixo de 30% já é considerado estado de atenção e de 19% para baixo é sinal de alerta.

Para crianças que já apresentam algum tipo de alergia, não basta apenas vestir a roupa infantil limpa e adequada ou manter os animais longe, o tempo seco contribui para o surgimentos de outros problemas ou piorar a situação. Por isso, é importante observar se a criança apresenta além de doenças respiratórias, outros sintomas como a ardência e o ressecamento dos olhos, boca e nariz.

É possível amenizar o problema com algumas atitudes em casa, mas se os sintomas permanecerem por muitos dias e a tosse estiver acompanhada de falta de ar e febre é recomendável procurar um médico rapidamente.

Hidratação e alimentação adequada

A hidratação é fundamental para amenizar os sintomas. Incentive a ingestão de água e outros líquidos como chás e sucos. Algumas frutas como a melancia possuem bastante água na sua composição o que é uma ótima opção. Utilize soro fisiológico para o nariz e olhos apenas para umidificar os locais secos.

Como citamos acima algumas frutas, como a melancia, possuem bastante água na sua composição o que ajuda na hidratação do corpo. Outras frutas com vitamina C, como a laranja, também são ótimas opções que ajudam a combater a rinite. Além disso, consumir alimentos leves e saudáveis como legumes e verduras traz para o organismo dos pequenos todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa para garantir o bom funcionamento e melhorar a imunidade.

Inalação

A inalação é muito importante para crianças que apresentam problemas respiratórios e, quando o tempo está muito seco, é recomendável a inalação apenas com soro algumas vezes por dia. Isso ajuda a diminuir o desconforto e ajuda a melhorar a respiração.

Hidratante corporal

Muitas crianças apresentam também o ressecamento da pele. Nesses casos é recomendável a procura de uma médico para indicar o melhor creme hidratante infantil. Para evitar o ressecamento da pele, evite deixar a criança tomar banho com a água muito quente.

Mantenha o ambiente limpo

A limpeza adequada do ambiente é importante para evitar o acúmulo de poeiras, porém deve ser feita a partir de um pano úmido tanto no chão quanto nos móveis. Dispense espanadores e vassouras secas, esses itens acabam espalhando mais a poeira.