Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Lucerna: a cidade suíça dos festivais

A cidade, que mês passado promoveu o Blue Balls Festival, com shows de rock, pop, gospel e hip hop, realiza até 10 de setembro o Festival de Verão.

Foto: Reprodução

Localizada na Suíça Central e rodeada pelos mais belos lagos e montanhas, Lucerna apresenta-se como uma excelente opção para os amantes da música que buscam pelos mais variados estilos. A cidade, que mês passado promoveu o Blue Balls Festival, com shows de rock, pop, gospel e hip hop, realiza até 10 de setembro o Festival de Verão, evento que faz parte do circuito musical europeu há mais de 75 anos e atrai todas as tribos.

A lista de artistas convidados para o Festival de Verão de Lucerna inclui os melhores da cena musical clássica: solistas e diretores destacados, além das mais importantes orquestras internacionais, uma das marcas do evento. O tema desta edição é Identidade e aborda globalização e migração, assuntos que pautam toda a programação ao longo de cerca de um mês de concertos nas ruas e no centro de convenções. No final de setembro, o calendário de Lucerna ainda tem o World Band Festival e, em novembro, o famoso Festival de Blues.

A programação de concertos do Festival de Verão, que acontece até 10 de setembro, abordará questões globais e culturais, que falam do espaço e do tempo, e sobre como os músicos conseguem desenvolver e, ao mesmo tempo, preservar sua individualidade artística dentro do mundo globalmente interconectado da música. A violinista Patricia Kopatchinskaja e o jovem violoncelista Jay Campbell participarão do “artistas étoiles” deste verão, que também trará o compositor holandês Michel van der Aa. Sir John Eliot Gardiner comemorará os 450 anos de Claudio Monteverdi, conduzindo suas óperas durante três noites. Riccardo Chailly e a Orquestra de Lucerna se concentrarão em apresentações orquestrais de compositores de Beethoven a Stravinsky. E Wolfgang Rihm e Matthias Pintscher trarão novas perspectivas à parte acadêmica do Festival de Verão de Lucerna.

O evento se espalha pelas ruas da cidade e também acontece no Centro de Convenções e Cultura, KKL, instalado à beira do lago. O KKL, projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel é reconhecido por ter uma das melhores acústicas do mundo, o que torna o festival ainda mais conceituado.