Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Terrorismo faz Reino Unido dificultar regras de aluguel de carros

Apesar da burocracia, a medida deverá barrar o que as autoridades britânicas classificam como “nova modalidade” para os ataques.

Foto: Reprodução

Após uma série de ataques feitos com veículos, a locação de veículos deverá se tornar mais rigorosa no mundo todo. No Reino Unido, por exemplo, o governo pretende exigir mais detalhes dos motoristas — incluindo nome, endereço e detalhes financeiros —, além de verificar os antecedentes criminais.

Apesar da burocracia, a medida deverá barrar o que as autoridades britânicas classificam como “nova modalidade” para os ataques. Segundo informações do Telegraph, o Ministério do Interior e o Departamento de Transporte já estaria em contato com as locadoras para o quanto antes da início as mudanças.

De acordo com as autoridades espanholas, o ataque em Barcelona teria sido feito com uma van alugada. Acredita-se que, anteriormente, um caminhão teria sido cogitado, porém a burocracia teria impedido a locação. No Reino Unido, atualmente, apenas três informações são solicitadas aos motoristas que desejam alugar um veículo: identificação, dinheiro suficiente para pagar pela locação e dados sobre seguro e licença.

Ainda sem previsão de quando as novas normas entrem em vigor, a Associação Britânica de Locação de Veículos destaca que nenhuma decisão foi tomada. “A indústria está buscando formas de compartilhar dados com as autoridades em tempo real e assim contribuir para melhorar a vigilância antiterrorista”, afirmou o diretor da associação, Toby Poston.