Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

PDT vence eleições no Amazonas com Amazonino Mendes

Pedetista vai comandar o Estado em ‘mandato tampão’ por 14 meses

Foto: Reprodução

O pedetista e ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, venceu as eleições do estado no último domingo. Amazonino vai comandar o Estado em um mandato-tampão de 14 meses. Com a vitória de Mendes, PDT agora governa dois estados. O outro é Waldez Góes, do Amapá.

Com 100% das urnas apuradas, Mendes quase 60% dos votos válidos. O Tribunal Regional Eleitoral amazonense (TRE-AM) definiu que a diplomação dos novos titulares do Palácio do Rio Negro será realizada no próximo dia 2 de outubro.

O Amazonas realizou uma nova eleição porque no dia 4 de maio o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do então governador, José Melo (PROS), e de seu vice, José Henrique de Oliveira (SD), por compra de votos na eleição de 2014.

Tanto no primeiro quanto no segundo turno, as votações foram marcadas pela baixa participação popular e altas taxas de abstenção, em torno dos 25% nos dois pleitos. Neste domingo, as ausências (25,46%) e os votos em branco (4,16%) e nulos (20,46%) somaram 50%. O Estado do Amazonas possui 2,3 milhões de eleitores.