Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Linhaça ajuda na prevenção e tratamento de inflamações no intestino

Estudo realizado em parceria com instituto de Madrid e resultado foi obtido com uso de proteína da semente.

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela Unicamp, em parceria com o Instituto de Ciências da Alimentação de Madrid, na Espanha, mostra que o consumo de linhaça pode ajudar na prevenção e tratamento de inflamações no intestino. Os estudos, desenvolvidos no Laboratório de Bioquímica Nutricional da Faculdade de Engenharia de Alimentos, usaram a proteína da semente e houve testes em animais.

Antes desta pesquisa, a linhaça já fazia parte da alimentação de pessoas que buscavam outros benefícios também apontados em estudos: reduz risco de doenças cardiovasculares, previne alguns tipos de câncer e pode até ser usada como auxílio para emagrecimento. A recomendação é para consumo diário de uma a duas colheres da semente por dia, de preferência triturada.

Além disso, se a pessoa comprou em forma de semente, é só triturar no liquidificador, guardar em recipiente dentro da geladeira, só que longe da luz da geladeira, porque senão ela pode oxidar os nutrientes. Triturada, tem até três dias para estar utilizando.

O estudo

A pesquisadora Patrícia Ucelli Simioni, que trabalhou na realização de testes biológicos durante a pesquisa, pondera que uma série de vantagens foi observada durante as avaliações.
“A linhaça foi capaz de diminuir a perda de peso destes animais, e ela também foi suficiente para diminuir os sinais clínicos dessa resposta da doença. Então, a gente tinha menos problema de sangramento, menor inflamação nesses animais”

Substituições

A linhaça também pode ser usada em substituição ao ovo, durante preparo de determinados alimentos. A farmacêutica Valéria da Costa, por exemplo, conta que usa a semente em bolos e pães. “Eu hidrato ela, forma um gel e ele vai dar uma consistência do ovo nas preparações.”

Ela explicou que começou a fazer uso há dez anos e, desde então, notou melhorias no próprio organismo. “Melhora o trânsito intestinal, porque ela é rica em fibras. É muito útil nesse caso.”